IMG-20231215-WA0019.jpg
Município de Fafe presente no encontro do PNAID, em Viana do Castelo

O Presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, participou no encontro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo e do Ministro das Comunidades do Governo de Cabo Verde, Jorge Santos. Antero Barbosa foi acompanhado pela Vereadora do Pelouro das Relações Internacionais e Geminações, Paula Nogueira, pelo Assessor da Presidência para o Desenvolvimento Económico, Filipe Teixeira pelo Chefe de Divisão da Área Jurídica da Câmara Municipal de Fafe, José Ferreira.

Nesta visita, Antero Barbosa, em entrevista para o jornal online Bom Dia, destacou “o papel da emigração e da sua ligação a Fafe, em semelhança a outros Municípios do Norte”, congratulando o “Município de Viana do Castelo pela organização do PNAID”.

O Município de Fafe marcou presença neste espaço com o Museu das Migrações e das Comunidades, estando também representada através de duas empresas oriundas da Diáspora: Cozinhas PL e Home Block.

Os encontros do PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado da Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Estes encontros proporcionam um espaço de diálogo e networking que impulsiona a criação de sinergias de sucesso entre empresários da diáspora, instituições e empresários nacionais, bem como a celebração da identidade portuguesa e reconhecimento da importância do papel desempenhado pela diáspora no desenvolvimento do país.

Dirigido a cidadãos portugueses residentes no exterior que pretendem investir em Portugal ou expandir o seu negócio, o maior evento de investimento da diáspora realizou-se em Viana do Castelo, nos dias 14 a 16 de dezembro. Teve como principais objetivos a promoção do investimento da diáspora, apoiar a internacionalização dos negócios locais e contribuir para a coesão territorial através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.