CMF_3611.jpg
Município de Fafe homenageia individualidades do concelho no 25 de Abril
O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara de 8 de abril, a atribuição de Medalhas de Ouro de Mérito Concelhio a cinco figuras que em muito contribuíram para o desenvolvimento e projeção do concelho de Fafe.
Na apresentação da proposta, Antero Barbosa, presidente de Câmara Municipal, sublinhou tratar-se de “cinco individualidades que fazem parte da História de Fafe e cuja a sua vida profissional e pessoal contribuiu, em muito, para desenvolver e engrandecer o concelho, tornando-o no que hoje conhecemos. São pessoas que trabalharam e trabalham para Fafe e às quais devemos o justo reconhecimento.”
O ex-Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor Alberto Manuel Sampaio Castro Amaral, natural de Fafe, será um dos agraciados com esta distinção, pelo seu percurso em prol da ciência, da educação e formação superior, e pelo trabalho excecional em diferentes áreas do conhecimento e pela vida dedicada à universidade.
Também o Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro, com raízes familiares em Fafe, será distinguido pela promoção do desenvolvimento estratégico da Universidade do Minho, e pelo seu papel relevante no processo estratégico do atual Executivo na aproximação institucional entre a Câmara Municipal de Fafe e a Universidade do Minho.
Maria Isabel Pinto Bastos, professora, será homenageada por ter sido a primeira mulher a assumir funções como vereadora na Câmara Municipal de Fafe, entre junho de 1983 e setembro de 1985. Receberá a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio, tendo em conta a sua dedicação à causa pública, o seu papel como professora e diretora da Escola Secundária de Fafe, assim como o empenhado contributo para o crescimento de Fafe.
António Antunes Guimarães, advogado e o primeiro Presidente de Câmara eleito em democracia, será distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio pelo seu ativo e fundamental papel aquando do exercício das suas funções de autarca e cujo mandato ficou marcado pelas bases do desenvolvimento e progresso do concelho.
Pela obra social empreendedora que tem vindo a concretizar o Padre Manuel Fonte Carvalho receberá a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio como forma de reconhecimento pelo trabalho inexcedível e dedicação à comunidade ao longo dos seus quase 54 anos de sacerdócio, dos quais, 28 dedicados aos fafenses.
Na mesma sessão, foi aprovada, por unanimidade, a atribuição de Medalhas de Bronze, Medalha Prateada e Dourada a 34 presidentes e antigos presidentes de Junta, pela sua entrega e dedicação à causa autárquica.
A entrega de todas estas medalhas ocorrerá na Sessão Solene do 25 de Abril.