810_1892a.jpg
Município de Fafe comparticipa transportes públicos a idosos e estudantes

O Município de Fafe vai implementar, a partir de hoje, o Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), um programa de financiamento que prevê um conjunto de ações que promovem a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede.

Na prática, este programa vai permitir a comparticipação a 100% do transporte dos alunos do secundário com direito a passe, em todos os circuitos. (A implementação desta medida é automática).

No circuito de transportes urbanos, está previsto  o apoio a 100 % no transporte a todos os estudantes do 5.º ano de escolaridade ao 12.º ano. Para a obtenção desta comparticipação os alunos devem dirigir-se aos serviços dos respetivos agrupamentos.

No circuito urbano, o Município comparticipa, ainda, a 100% o transporte dos seniores com idade igual ou superior a 65 anos, que sejam portadores do Cartão Municipal Sénior. Para a obtenção desta comparticipação, os interessados devem dirigir-se à Autarquia.

O PART tem ainda como objetivo o combate dos efeitos negativos associados à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social. O Programa visa, desta forma, atrair passageiros para o transporte público e pretende ser uma ferramenta de coesão territorial.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal, revelou na ocasião que “é um programa nacional que procura estimular a utilização dos transportes públicos, como forma de proteger o ambiente.

Em Fafe, esta é mais uma medida que vai de encontro ao trabalho que temos realizado no sentido de aumentar a utilização dos transportes urbanos.

Esta é, no fundo, mais uma forma de criar condições para que as pessoas utilizem mais os transportes urbanos, contribuindo, com isso, para as questões da sustentabilidade ambiental e da mobilidade no concelho.”

Recorde-se que inicia, em breve, a requalificação do Centro Coordenador de Transportes de Fafe, uma obra que tem como objetivo melhorar as condições de utilização e mobilidade para os utilizadores daquele espaço.