protecaocivil-cartaz-01.jpg
Município de Fafe comemora Dia Mundial da Proteção Civil
O Município de Fafe celebra, a 1 de março, o Dia Mundial da Proteção Civil com um conjunto de atividades que envolve várias entidades do concelho e se debruçam sobre a prevenção e a coordenação de esforços em caso de emergência ou calamidade e a educação para o risco.
As comemorações começam logo pelas 10h00, com a apresentação pública da primeira “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, na Aldeia de Mós, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído.
Recorde-se que o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, foi apresentado após os grandes incêndios de 2017, e destina-se a estabelecer medidas estruturais para a proteção de pessoas e bens. Com esse intuito, foram definidos um conjunto de medidas de autoproteção (organização e procedimentos) tendentes a limitar as suas consequências, promovendo a segurança e a salvaguarda de pessoas e bens materiais da Aldeia de Mós e dos seus habitantes quando afetado por um incêndio rural.
Durante o período da tarde, as atividades serão voltadas para a comunidade escolar, e realizar-se-ão na escola EB2/3 de Stª. Cristina, com uma Exposição de Meios e Equipamentos, Mass Training de Suporte Básico de Vida e Ações de Sensibilização, com a intervenção dos vários Agentes de Proteção Civil.
As comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil encerram no dia 12 de Março com a realização de um Exercício de Decisão para teste do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
Esta é uma iniciativa do Município de Fafe através do Serviço Municipal de Proteção Civil e conta com a colaboração e participação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Fafe, GNR, GIPS, Instituto Nacional de Emergência Médica, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, Cofafe, Unidade Local de Proteção Civil de Agrela e Serafão,  União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído e da Escola EB 2/3 de Arões Stª Cristina.