810_1412a.jpg
Município de Fafe celebra protocolo para promoção e valorização do Carvalhal de Fafe

O Município de Fafe assinou, esta tarde, um Protocolo de Colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que visa, entre outros objetivos, sensibilizar a população para a importância da floresta autóctone, a promoção da sensibilização ambiental e o desenvolvimento de um plano de conservação e valorização sustentável do ecossistema florestal do "Carvalhal de Fafe", enquanto ativo único em termos de paisagem, biodiversidade e turismo no contexto local, regional e nacional.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, considerou este “um momento histórico, porque representa uma vontade de há alguns anos de pegarmos num bem precioso que temos no nosso concelho – o Carvalhal – e dar-lhe a importância que ele merece.

Temos em Fafe a maior mancha contínua de Carvalhal da Península Ibérica, havendo inclusive quem considere ser a maior da Europa. é um património e merece que olhemos para ele de forma cuidada e atenta e devemos procurar identificá-lo, cuidá-lo e tirar desta joia as potencialidades que oferece a nível económico, turístico, industriais.”

Esta parceria com a UTAD dá-nos a esperança grande de podermos ter aqui o enquadramento e a orientação cientifica, o conhecimento que nos vai permitir ter um plano de intervenção sustentado. Por isso, considero este um momento histórico. Da nossa parte, há a certeza e vontade de potenciar tudo aquilo que o Carvalhal vale, preservando-o e cuidando-o. “