PHOTO-2024-03-14-09-37-13 2.jpg
Município de Fafe celebra protocolo com a PIEP

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou, esta quarta-feira, o protocolo de colaboração com o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), representando pelo seu presidente, Nuno Guimarães, os vice-presidentes, António José Pontes e Jorge Oliveira e a diretora geral, Cláudia Cristóvão.

O PIEP é uma associação de matriz tecnológica e científica com um modelo de gestão empresarial, constituído em 2000 por iniciativa da indústria e em estreita relação com a Universidade do Minho e IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, que desenvolve a sua atividade de consultoria técnica e científica com as indústrias automóvel, aeroespacial, calçado, têxtil, naval, energia, assim como nos transportes (ferrovia e aeronáutica), saúde, desporto, acústica e segurança rodoviária.Dispõe, também, de um nicho de trabalho no âmbito da sustentabilidade ambiental que está a merecer particular atenção das empresas, cada vez mais sensíveis ao tema da economia circular.

O protocolo que acaba de ser celebrado entre o Município de Fafe e o PIEP tem por objetivo valorizar o intercâmbio de conhecimentos e competências de âmbito técnico-científico, a colaboração na realização de congressos, workshops, seminários, conferências e outros eventos, bem como o apoio na definição de linhas de investigação estratégicas ao município e realização de parcerias e definição de apoios conducentes à execução de projetos de investigação e desenvolvimento regionais, nacionais e internacionais.Acompanha, ainda, uma estratégia de formação e capacitação de quadros técnicos e superiores, imprescindível ao crescimento económico.

Assim, está prevista no âmbito deste acordo, uma linha de cooperação para o desenvolvimento de teses de mestrado e doutoraem parceria com as empresas da região, a promoção e envolvimento de docentes e alunos das entidades do ensino superior no desenvolvimento de ideias e projetos orientados aos contextos empresariais locais, o reforço e valorização do potencial dos sistemas locais de inovação e a potenciação da capacidade de criação de conhecimento, assente na formação de recursos humanos mais qualificados.

Antero Barbosa reconhece que este protocolo vem “aproximar o sistema científico e tecnológico das atividades económicas, sociais e criativas e a consolidação do reconhecimento da região como espaço inovador, mobilizador, libertador do potencial individual e coletivo, gerador de emprego e de valor económico, social e territorial.”

Após a assinatura deste protocolo, o presidente do Município de Fafe, acompanhado pelos representantes da Câmara Municipal de Fafe e do PIEP, visitou a Ramiro & Carvalho, Lda, uma empresa fafense que presta um serviço completo e personalizado no setor têxtil, desde a criação/design de coleções de vestuário até à distribuição dos artigos. No ato de visita, Antero Barbosa congratulou a empresa pelo “trabalho, visão e pela expansão que evidencia e pelo sucesso de negócio com mais de 30 anos de experiência na indústria do vestuário”.