Município de Fafe assinalou o 113º Aniversário da Proclamação da República

O Município de Fafe celebrou o 113° aniversário da Implantação da República com um programa comemorativo que incluiu a habitual Sessão Solene nos Paços do Concelho. O momento contou com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Raul Cunha, e de Luís Amaral, Vice-Reitor da Universidade do Minho, que debruçou o seu discurso sobre "A democracia e os desafios da transição digital - votação eletrónica".

O Presidente da Câmara, Antero Barbosa, destacou, por sua vez, os valores trazidos pelas revoluções a que assistimos ao longo dos tempos e que devem nortear a nossa ação.

No momento, foi entregue o Prémio Dr. Maximino de Matos a Teresa Margarida Alves Lemos e o Prémio A. Lopes de Oliveira a Artur Coimbra e Paulo Moreira pela obra ‘O Benemérito Manuel Batista Maia e a criação do asilo dos inválidos de Santo António’ e a Esser Jorge Silva pelo ‘O Nascimento da Unidade Vimaranense’. Também a Junta de Núcleo de Fafe recebeu a Medalha Mérito Concelhio em Prata pelos seus 50 anos de atividade.

Como habitual, decorreu, no início da manhã, o Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho e o desfile da Fanfarra do Agrupamento 962 de Quinchães. Na ocasião, a Orquestra de Fafe interpretou o Hino Nacional.

No decorrer das comemorações, o Presidente da Câmara Municipal inaugurou a 《Praça da Justiça》, um projeto de requalificação que fica situado junto ao edifício do Tribunal Judicial de Fafe onde, desde 1981, está situada a estátua da Justiça de Fafe. O momento inaugural contou com uma performance da Escola de Bailado alusiva à 'Justiça', a interpretação do Hino de Fafe pela Orquestra de Fafe e o fado "Fafe meu amor" por Cristina Lima.

No âmbito das comemorações do 113º aniversário da Implantação da República, o Município de Fafe promove uma exposição documental evocativa da efeméride, percutindo o objetivo de manter viva a comemoração deste evento histórico.

Intitulada de «A Implantação da República em Fafe - 20 anos até à revolução», esta exposição estará patente no átrio da Câmara Municipal até ao final do mês.

Nesta exposição, apresentam-se alguns elementos que compõem a narrativa histórica da Implantação da República vivida em Fafe e pelos fafenses à época. Através de edições originais dos jornais publicados naquele período, é possível um entendimento da conjuntura epocal e vislumbrar a importância da imprensa na disseminação dos ideais republicanos. Os jornais permitem uma leitura abrangente e induzem à reflexão sobre alguns fenómenos sociopolíticos que antecederam e sucederam a Implantação da República.

A mostra documental contempla também alguns documentos políticos e os retratos dos dois republicanos fafenses que protagonizaram os primeiros momentos da República Portuguesa.

As comemorações terminaram com Corrida de Cavalos, atividade que contou com o apoio da COFAFE.