cartaza4-protecao-afprint-01-final.jpg
Município de Fafe assinala Dia Mundial da Proteção Civil com exposição de meios e equipamentos

O Município de Fafe irá levar a efeito uma série de atividades para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março. O programa prevê a realização de uma exposição, uma sessão de treino, ações de sensibilização e um exercício de escala total.

Uma exposição de meios e equipamentos de Proteção Civil e a apresentação pública do veículo e equipamentos do Serviço Municipal de Proteção Civil, marcam as atividades a realizar a partir das 09h30 do dia 1 de março, na Praça 25 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil.

Durante a manhã desta terça feira, os agentes da Proteção Civil e entidades envolvidas na exposição vão dinamizar algumas atividades teóricas e práticas, incluindo uma sessão de formação em Suporte Básico de Vida, aberta à participação dos cidadãos.

Na manhã de quarta feira, dia 2 de março, realiza-se na Praça das Comunidades, uma ação de sensibilização subordinada ao tema «Operação Floresta Segura 2022».

No dia 4 de março, a Câmara Municipal de Fafe acolhe a reunião ordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil.

O programa evocativo da efeméride mundial termina no dia 19 de março, no Heliporto Municipal de Fafe, com a realização de um exercício à escala total.

O Dia Mundial da Proteção Civil foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização. Em Portugal, o Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro veio instituir o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal, e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data visa também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um dos cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.