Município de Fafe assinala comemorações do 25 de Abril com programa próprio

O Município de Fafe assinalou o 48º aniversário da Revolução dos Cravos com uma agenda própria. As celebrações, que tiveram início no dia 23 e terminam no dia 30 de abril, contaram com atividades de música, teatro, desporto, cinema e fotografia. O ponto alto do programa foi a realização da sessão solene evocativa da efeméride no dia 25, às 11h00, no Teatro Cinema de Fafe.

A manhã de dia 25 começou com uma alvorada de morteiros e o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se um desfile da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Antime. Ainda durante a parte da manhã, prestou-se homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, junto ao monumento evocativo situado na Avenida do Brasil.

A sessão solene evocativa da efeméride contou com discursos das várias personalidades da política local, nomeadamente do Presidente da Assembleia Municipal de Fafe, Raul Cunha, e dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal - Ricardo Costa (Chega), Simão Fernandes (PCP), Pedro Magalhães (PSD), António Abreu (FS) e Pompeu Martins (PS) -, culminando com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa.

Foram ainda entregues as distinções a funcionários municipais e a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito a dois ilustres fafenses: Luís Marques Mendes, conhecido advogado, político e comentador, e Parcídio Summavielle, ex-presidente da Câmara Municipal com uma extensa vida política dedicada ao concelho.

Durante o período da tarde destacou-se a realização da "XX Marcha da Liberdade", uma caminhada promovida pelos Restauradores da Granja, com inauguração do PR13 "Trilho de Ribeiros", um evento organizado pela Junta de Freguesia de Ribeiros com colaboração dos “Restauradores da Granja”.

O programa do dia culminou com o “Concerto da Liberdade”, que decorreu no Teatro Cinema de Fafe, às 16h00, com entrada livre. Este concerto comemorativo do 25 de Abril arrancou com o projeto musical “Nudus”, composto pelos irmãos Luciana Sousa (piano e voz) e João Sousa (clarinete e voz) que apresentaram “Abril em Flor”. Na segunda parte, Pedro Caldas Costa apresentou "Tons de Abril", uma performance com duas vertentes artísticas no mesmo espetáculo, a música e a pintura digital.