500_2070a.jpg
Município de Fafe assina protocolo com Agência Portuguesa do Ambiente para reabilitação dos rios do concelho

A Câmara Municipal de Fafe acolheu esta terça-feira, uma sessão promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para apresentação do projeto de reabilitação de linhas de água na região do Vale do Ave. Na mesma altura, a autarquia assinou com a APA um protocolo de cooperação técnica com vista à implementação do projeto de reabilitação dos rios Vizela, Bugio e Ferro no concelho.

A abertura da sessão foi realizada por Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, que iniciou a sua intervenção referindo que é necessário "ter coragem para olhar de frente para o que se passa no nosso planeta". "Temos uma preocupação com o imediato e esquecemos a sustentabilidade a longo prazo", ressaltou. O autarca enalteceu ainda o papel da APA no que toca ao seu trabalho na área da ecologia e agradeceu o apoio concedido para a concretização do projeto dos rios do concelho.Seguiu-se a apresentação “Reabilitação e valorização da bacia do Rio Ave” levada a cabo por Pimenta Machado, vice-presidente da APA, e a apresentação “Intervenção de reabilitação e valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro no concelho de Fafe”, realizada por Inês Andrade, diretora regional da APA/ARH do Norte.

Investimento de 1,3 milhões de euros para zonas ribeirinhas em Fafe
Recorde-se que a APA aprovou, recentemente, um investimento de 1.3 milhões de euros com vista à reabilitação e valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro no concelho de Fafe, numa extensão total de aproximadamente 31 quilómetros. Recuperação da qualidade da água, requalificação das margens, proteção dos ecossistemas e promoção da biodiversidade são os principais propósitos desta intervenção que se prevê ter início em setembro de 2022 e conclusão em final de 2023.