DR.jpg
Município de Fafe assina memorando para a criação de ecossistema colaborativo em saúde

O presidente de Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou, no passado dia 26 de fevereiro, na Plataforma das Artes, em Guimarães, o memorando de entendimento para a criação de um ecossistema colaborativo em saúde, sustentado em cinco pilares: a ULS Alto Ave, as Autarquias, o Terceiro Setor (social e solidário), a Academia e os Cidadãos.

O objetivo deste ecossistema passa por interligar as competências, em toda a extensão da área geográfica da ULS Alto Ave, cooperando para providenciar cuidados articulados de saúde, apoio social e crescimento de competências técnicas, académicas e de inovação e desenvolvimento, criando um consórcio, cujos recursos se transformem em ganhos de saúde e acessibilidade a cuidados de qualidade.

Este ecossistema de saúde integra 41 unidades de saúde da região, abrangendo meio milhão de utentes e integra recursos humanos e tecnológicos, que vão permitir a modernização e capacitação técnica destes espaços de saúde.

Com a adesão a este ecossistema de saúde, o Município de Fafe compromete-se a promover o apoio social de forma articulada, promover a saúde, prevenção da doença e do envelhecimento ativo. A criação de um polo de atração de investimento estratégico no domínio da saúde, investigação e desenvolvimento passa também como prioridade, assim como a criação de condições para a fixação progressiva de recursos humanos diferenciados.

A ULS Alto Ave vai integrar uma plataforma de investigação cientifica, o que tornará os processos e procedimentos digitais e, por consequência, será um meio facilitador para todos. Previstos neste memorando estão a criação de um Centro de Cirurgia Robótica, soluções de monitorização clínica à distancia, o desenvolvimento de um Centro de Simulação Médica.

A ULS Alto Ave vai adotar um modelo universitário, o que representa um benefício para os utentes e para os estudantes de medicina que vão poder exercer nestes espaços de saúde. Para este efeito, foi estabelecido um protocolo de cooperação com a CESPU, a Universidade do Minho, a Universidade Portucalense e a PT Crin.

Fafe é o segundo concelho da região com maior número de unidades de saúde (oito no total) espalhadas pelo concelho. Recorde-se que o Município de Fafe tem feito um investimento contínuo na saúde, fruto da delegação de competências para as autarquias. Está previsto um investimento de 7 milhões de euros na ampliação do Centro de Saúde de Fafe.

Foto:DR