fafe-celebra-a-liberdade_1974-2022.png
Município de Fafe apresenta programa comemorativo do 25 de Abril

O Município de Fafe assinala o 48º aniversário da Revolução dos Cravos com uma agenda própria a realizar no dia 25 de abril. As celebrações têm início no dia 23 e terminam no dia 30 de abril, com atividades de música, teatro, desporto, cinema e fotografia. O ponto alto do programa será a realização da sessão solene evocativa da efeméride no dia 25, às 11h00, no Teatro Cinema de Fafe.

Este momento contará com a intervenção de várias personalidades da política local, estando ainda prevista a entrega de distinções a funcionários municipais e a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito a dois ilustres fafenses: Luís Marques Mendes, conhecido advogado, político e comentador, e Parcídio Summavielle, ex-presidente da Câmara Municipal com uma extensa vida política dedicada ao concelho.

A manhã de 25 de abril começa com alvorada de morteiros (9h00) e o hastear da bandeira (10h00) no edifício dos Paços do Concelho e com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Medelo do CNE. Às 10h30, presta-se homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, junto ao monumento evocativo situado na Avenida do Brasil. A tarde reserva, às 15h00, a "XX Marcha da Liberdade", uma caminhada promovida pelos Restauradores da Granja, com inauguração do "Trilho de Ribeiros", um evento organizado pela Junta de Freguesia de Ribeiros com colaboração dos “Restauradores da Granja”.

Pintura digital e música no Concerto da Liberdade

O programa do dia encerra com o “Concerto da Liberdade”, que decorrerá no Teatro Cinema de Fafe, às 16h00, sendo a entrada livre. Este concerto comemorativo do 25 de Abril arranca com o projeto musical “Nudus”, composto pelos irmãos Luciana Sousa (piano e voz) e João Sousa (clarinete e voz) que apresentarão “Abril em Flor”. Na segunda parte, Pedro Caldas Costa apresenta "Tons de Abril", uma performance com duas vertentes artísticas no mesmo espetáculo, a música e a pintura digital.

Agenda dias 23 e 24 e 30 de abril

A agenda comemorativa dos 48 anos do 25 de abril começa no sábado, 23 de abril. O presidente da autarquia dará o pontapé de saída do IX Torneio Cidade de Fafe em Veteranos. Nesse mesmo dia, será inaugurada – às 17h00, no Salão Nobre do Teatro Cinema – a exposição fotográfica e multimédia de “Dias de Liberdade em Portugal” que apresentará uma coleção inédita de Gérald Bloncourt (entrada livre). No dia 23, à noite (21h30), Carlão sobe ao palco do Multiusos de Fafe e a Sala Manoel de Oliveira apresenta, à mesma hora, o filme “Salgueiro Maia – O Implicado” de Sérgio Gracindo. Com sessões também no dia 24 de abril, o filme, que está no circuito nacional, apresenta o antigo capitão do Exército, considerado por muitos portugueses como verdadeiro herói da Revolução de 1974.

No domingo, dia 24, às 17h00, a Arcada será palco para a apresentação oficial do Grupo Feminino de Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães. Entre as 14h30 e as 18h00, será possível visitar a exposição de Gérald Bloncourt no Salão Nobre do Teatro Cinema. À noite realiza-se o “Concerto com Guitarra e Contrabanda”, promovido pela Associação Arco Santo Ovídio e que se propõe comemorar Abril com "A Palavra Encantada" das canções de Zeca Afonso.

No dia 30 de abril, e já no culminar de um mês culturalmente intenso, apresenta-se o concerto “Como a Música, LIVRES!”. O espetáculo, promovido pela Academia de Música José Atalaya com apoio da autarquia, envolve pais e alunos para cantar Abril. O concerto conta com orquestra, coros e ensembles, tendo lugar no Teatro Cinema, às 21h30.