hora-do-planeta.jpg
Município de Fafe adere novamente à Hora do Planeta

O Município de Fafe volta a associar-se à iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF – Hora do Planeta.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

A Hora do Planeta tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 35 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Para assinalar esta data, no próximo Sábado, dia 28, a partir das 20h30, durante 60 minutos, serão desligadas as luzes dos Paços do Concelho, Teatro Cinema, Arquivo e Biblioteca Municipal.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘Liga-te ao Planeta’ o Município compromete-se, no correr deste ano, a disponibilizar publicamente o 2º carregador de automóveis elétricos do Município (Rua Prof. Oliveira Frade), substituir, na rede de iluminação pública municipal, 1554 lâmpadas de vapor de sódio por LED’s, equipar o edifício da sede do município com uma central fotovoltaica para auto-consumo.

Para saber mais sobre a HORA DO PLANETA, aceda ao site www.wwf.pt.

HORA DO PLANETA EM FAMÍLIA

Dadas as circunstâncias atuais, também o formato on line irá dar visibilidade à comemoração da Hora do Planeta no seio familiar. Queremos estimular a criatividade das famílias em demonstrar a sua adesão e vamos assim promover os eventos individuais, criados por cada um e feitos a partir das vossas casas.
Os eventos que sejam partilhados connosco serão colocados no site Hora do Planeta e serão partilhados nas redes sociais, nomeadamente nas stories de Instagram e Facebook ,com destaque nos highlights. Para efeito poderão enviar-nos por mensagem privadas das redes ou para o seguinte email: anp@natureza-portugal.org

Esperamos também que o apagão seja promovido e feito no contexto familiar e assim lançamos o desafio a que todas as famílias apaguem as luzes e acendam, nesta hora, uma vela à janela.

Lançamos o desafio de se juntarem a nós nesta comemoração digital. Aqui ficam algumas ideias que podem ser aproveitadas pelas famílias:
-Cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável;
- Um momento de storytelling à volta da natureza;
- Uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga, respiração consciente);
- Atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, músicas…).
O desafio para cada um criar a sua própria Hora do Planeta e juntar-se aos eventos digitais que os portugueses estão a criar - no dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, vamos todos desligar pelo planeta!

Entre as 20H30 e as 21H30 não esquecer: Uma vela à janela pelo nosso Planeta.