cartaz-conto.png
«Minho Storytelling»: premiar «novo olhar sobre o Minho»

Está aberto período de submissão de candidaturas até ao próximo dia 28 de fevereiro para candidaturas à 2ª edição do Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho", promovido pelo Consórcio Minho IN, que integra as CIM (comunidades intermunicipais) do Alto Minho, Ave e do Cávado.

O Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho” é uma iniciativa inserida no projeto PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho, aprovado no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 e tem como principais objetivos a valorização do património material e imaterial do Minho, e a promoção de criadores da diversas áreas artísticas.

Os três melhores trabalhos apresentados a concurso nas categorias de conto, video e trabalhos de media art/arte sonora e ou interativa receberão prémios em vales e ofertas no valor de 3 mil euros (1º classificado), 1500 euros (2º classificado) e 500 euros (3º classificado).

O Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho” é dirigido ao público em geral, tendo a possibilidade de concorrer de forma individual ou em grupo nas três categorias existentes.

Na categoria de Conto o objetivo é escrever um texto original, sob a forma de conto, inspirado na região do Minho, com um mínimo de 5 a 15 páginas. A qualidade literária e a força criativa deverão ser os critérios de valorização dos trabalhos. Para a categoria de Vídeo pretende-se uma abordagem criativa sobre a região do Minho, com uma duração máxima de 10 minutos cada, cruzando a experiência artística dos concorrentes com as diversas realidades e imaginários do território. Finalmente, na categoria de Media Art/ Arte Sonora ou Interativa, o objetivo passa por realizar um projeto artístico inspirado na Região do Minho, com recurso às novas tecnologias. Os trabalhos devem ser documentados sob a forma de vídeo, que deverá ser entregue juntamente com documento descritivo da obra.

Os interessados poderão obter mais informações, consultar o regulamento do concurso e proceder à sub,missão e inscrição dos seus trabalhos em www.minhoin.com.

As candidaturas serão avaliadas por um júri de seleção constituído por elementos de reconhecido nível profissional e académico.