imagem_380_01.jpg
Manuel Ribeiro João apresenta obra sobre Terras de Gentes de Monte Longo Fafe

Na próxima sexta-feira (23 de janeiro), às 21h30, o investigador na área da antropologia e arqueologia, Manuel Ribeiro João, apresenta o livro “Terras e Gentes de Monte Longo, Fafe”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe.

A obra é apresentada pelo historiador Daniel Bastos, autor do prefácio.

“Terras e Gentes de Monte Longo” é uma obra que revisita a riqueza etnográfica, paisagística, arqueológica e cultural de Fafe, desde as suas origens, usando documentação como as inquirições e outra documentação régia, as memórias paroquiais setecentistas, a história oral e outras ferramentas para escrever a memória e os costumes do passado concelhio.

Pela obra perpassam os antecedentes do concelho de Fafe, os coutos de Moreira e de Pedraído, bem como a honra de Cepães, a evolução do concelho de Monte Longo, os aspectos da etnografia humana do concelho (habitação, trajes, usos e costumes, culturas agrícolas, indústrias caseiras, etc.), a idade moderna e contemporânea de Fafe, as igrejas, as capelas, os monumentos e outras estruturas patrimoniais.

Natural de Pereira, S. Clemente de Basto, Manuel Ribeiro João reside em Fafe há décadas, tendo sido bancário em instituições locais, profissão de que se encontra aposentado.

É licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento e doutorado na área da Arqueologia e História Antiga pela Universidade de Santiago de Compostela.