img_20210907_153310_836.jpg
Intervencionados 797 ninhos de vespa velutina em 2021

Em 2021 atingiu-se o número máximo de ninhos intervencionados, num total de 797 operações, superando o ano de 2019 com um registo de 722 ninhos. Em 2021 foram comunicados 1174 ninhos, sendo que 269 foram destruídos pelo processo de queima e 528 foram inoculados com inseticida (alguns já se encontravam inativos). Houve registo de 79 falsos alarmes, 237 comunicações repetidas e 61 dos ninhos identificados já tinham caído ou sido destruídos antes da monitorização por parte das equipas operacionais.

Em agosto deste ano foi adotada uma nova metodologia de intervenção nos ninhos que passou a realizar-se através da aplicação de inseticida abdicando-se do processo de queima, que só podia ser realizado no período noturno.

Com a alteração de técnicas de intervenção, com a aquisição de outros equipamentos e com o reforço de empenhamento das equipas operacionais, foi possível aumentar a capacidade, rapidez e eficácia das intervenções e corresponder ao volume de comunicações de ninhos.

Recorde-se que a comunicação de ninhos de vespas velutinas opera-se através da Plataforma de Comunicação de Ninhos de Vespa Velutina que está temporariamente encerrada até ao início de janeiro de 2022 para manutenção.

A intervenção das equipas operacionais mantém-se para casos de resolução urgente. Durante este período, apenas serão aceites as comunicações de ninhos considerados urgentes, nomeadamente situações localizadas em edifícios ou em espaços / áreas (parques infantis, parques de lazer, espaços desportivos, apiários, etc) frequentadas por pessoas ou animais e ainda os ninhos que tenham caído na via pública.

Para a comunicação de situações urgentes deverão ser utilizados os seguintes canais de comunicação alternativos:

- Email: vespas@cm-fafe.pt ;

- Contacto telefónico: 253 700 400