img.png
Implementação do Plano de Fogo Controlado - Prevenção de Fogos Rurais 2022

A Câmara Municipal de Fafe vai promover e implementar, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e em concordância com o Plano de Fogo Controlado em vigor, ações de fogo controlado em parcelas identificadas no território concelhio.
As ações de queima serão acompanhadas por técnico credenciado em fogo controlado, conforme regulamentação, e são apoiadas por equipas de Bombeiros, Sapadores Florestais e outros elementos técnicos credenciados.
A área de intervenção com fogo controlado compreende zonas com objetivos de gestão distintos, nomeadamente, a implementação operacional de faixas de gestão de combustível para impedir a propagação de grandes incêndios florestais, a renovação de pastagens, a proteção de povoamentos florestais e a conservação cinegética.

Reconhecendo a importância e eficácia da utilização do Fogo Controlado como medida de prevenção dos incêndios rurais e ainda ao aumento da necessidade e da procura de apoio técnico e informações sobre a utilização do fogo controlado, a Comissão Municipal de Defesa
da Floresta de Fafe aprovou um Plano de Fogo Controlado em reunião realizada a 17 de fevereiro de 2020.
Este Plano de Fogo Controlado tem um período temporal de implementação de 2020 a 2024 e contempla 1106 hectares distribuídos por 126 parcelas, na sua quase totalidade de propriedade privada.

Para a identificação das áreas consideradas prioritárias para a execução de ações de fogo controlado, foi efetuada uma análise detalhada do histórico do fogo, para desta forma conseguir identificar as zonas de intervenção prioritárias para a passagem do fogo e as áreas de extrema importância para operações de supressão ativa e passiva no controlo de incêndios. Também foram consideradas as áreas de maior perigosidade de incêndio florestal e privilegiado o parcelamento em linhas de cumeada e em locais com formações vegetais com elevada a muito elevada resiliência ao fogo.

As áreas de intervenção previstas para a realização de fogo controlado têm uma ocupação maioritariamente arbustiva (matos, giestas, silvados, etc), procurando-se com esta ação cumprir os seguintes objetivos - compartimentação do espaço florestal, renovação e melhoramento das pastagens, proteção de povoamentos florestais e melhoria dos habitats cinegéticos.

A compartimentação do espaço florestal (localização estratégica de parcelas de gestão de combustível) visa impedir a propagação de grandes incêndios em dias de perigo extremo, diminuindo-se assim a área ardida e os grandes incêndios, com consequências graves para a segurança de pessoas e bens, além da perda do património florestal associado e o elevado número de meios envolvidos. A localização estratégica destas parcelas no espaço florestal tem em conta o historial de propagação do fogo na área, os rumos preferenciais de propagação destes incêndios e a atual ocupação do solo;
O fogo controlado permitirá a renovação das formações arbustivas estremes, e consequentemente, o melhoramento de pastagens   contribuirá para a melhoria da palatibilidade e digestibilidade do alimento disponível, criando um mosaico de vegetação diverso. Esta medida permite ainda concretizar um dos objetivos previstos na sensibilização, ou seja, apoiar a atividade dos pastores, agricultores e produtores florestais, através da utilização do fogo de forma correta, adequada aos espaços, segura e de acordo com a legislação.

Com as ações de fogo controlado,  aumentará a proteção de povoamentos florestais, diminuindo-se a carga de combustível nessas áreas e envolventes.

Na implementação das ações de fogo controlado verifica-se uma melhoria das condições dos habitats cinegéticos, mas neste caso, a ação é ainda mais abrangente procurando estimular uma participação ativa dos cidadãos. Esta ação passa por envolver as associações de caça do concelho, as juntas de freguesia, as associações florestais com área de atuação no concelho de Fafe, assim como os produtores florestais, as empresas e os proprietários dos terrenos rurais, entre outros  intervenientes na defesa da floresta contra incêndios.