imagem_401_01.jpg
Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas na 2ª fase do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

O Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas está na segunda etapa do projeto “Heróis da Fruta”, um projeto que vai já na quarta edição e que pretende prevenir a obesidade infantil e outras doenças associadas.

Organizado pela Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, APCOI, ao qual a Câmara Municipal de Fafe aderiu, o projeto “Heróis da Fruta – lanche saudável” incentiva as crianças, dos 2 aos 12 anos, a praticarem uma alimentação mais saudável, através de um modelo educativo gratuito desenhado para jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo.

Na quarta edição, referente ao ano 2014/15, do concelho de Fafe, apenas o Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas deu continuidade ao projeto e está agora na segunda fase, referente ao “hino da fruta”.

Segundo a responsável pela implementação do projeto nesta escola, Cristina Gonçalves, a escola decidiu participar depois de ter sido sensibilizada pela Câmara Municipal para o projeto e pela importância que o mesmo tem na educação alimentar dos mais pequenos e, ao mesmo tempo, nos adultos.

“Nós decidimos aderir ao projeto no início do ano letivo, depois de nos ter sido apresentado pela câmara municipal, porque achamos ser um projeto muito interessante e importante para os mais pequenos. Sendo o nosso tema deste ano, os cinco sentidos, decidimos inscrever-nos e, dessa forma, ensinarmos, através da alimentação saudável, o sentido do ‘paladar’”.

Assim, ao longo do ano, nesta escola têm vindo a ser desenvolvidas várias atividades relativas à alimentação saudável e a tudo o que a ela está associado.

Segundo a professora, diária ou semanalmente, as crianças participam em atividades relacionadas com o tema.

“Temos vindo a desenvolver, ao longo do ano, várias atividades que tenham a ver com a alimentação saudável, incluindo higiene oral. Tentamos se não diária, pelo menos semanalmente, promover iniciativas no âmbito deste tema, porque acreditamos que é educando que conseguiremos ter adultos mais saudáveis e mais conscientes para os problemas da obesidade”.

Neste projeto, outro dos objetivos é sensibilizar e mobilizar os adultos para a necessidade de introduzirem uma alimentação saudável no dia-a-dia. No caso da escola Martins de Freitas, os pais têm-se mostrado interessados no projeto e na necessidade de mudar hábitos alimentares.

“Este projeto tem também uma vertente que pretende envolver os adultos. Na nossa escola, temos conseguido esse envolvimento nas nossas atividades. Por exemplo, no dia da alimentação, promovemos o ‘dia das sopas’. Nesta, tivemos um forte apoio dos pais, quer na conceção, quer na presença no dia. Foi uma iniciativa de sucesso”, explicou Cristina Gonçalves.

Agora, o projeto entrou na segunda etapa, que consiste numa campanha de comunicação para sensibilizar adultos e crianças para a importância dos hábitos alimentares saudáveis, através da música. Nesta fase, as escolas convidam encarregados de educação e outros adultos para ver, ouvir e votar nos "Hinos da Fruta" criados pelas turmas, apresentados em formato de videoclip no site oficial do projeto.

O Grupo Cultural e Recreativo Martins de Freitas tem já o seu hino, gravado pelas crianças da escola. A partir de dia 10 de fevereiro e até 10 de março vai estar em votação em http://www.heroisdafruta.com/.

Refira-se que na edição número quatro dos “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” inscreveram-se 161 dos 308 concelhos do país.

O projeto desenvolve-se em três etapas que motivam as crianças e mobilizam os adultos para que assumam o compromisso da ingestão de fruta todos os dias, valorizando a sua importância na alimentação e na manutenção da saúde.

Na primeira etapa, de 12 semanas escolares, as crianças estimulam o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas na sala de aula. Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional na qual partilham com os familiares e comunidades locais os conhecimentos adquiridos sobre alimentação saudável, através da elaboração de um "hino da fruta". Na última etapa, as crianças recebem um “diploma de herói de fruta” que comprova terem concluído com sucesso o desafio proposto. Além disso, os hinos vencedores, escolhidos pelo júri do projeto, recebem na escola a visita dos “heróis” da APCOI com uma peça de teatro interativa.

Recorde-se que no ano passado, um dos vencedores foi o jardim-de-infância de Montelongo, que receberam os prémios numa cerimónia no Teatro-cinema.

O espetáculo teatral interativo, contou com diversos animadores e mascotes infantis que relembraram às crianças quais os principais mandamentos dos “Heróis da Fruta” através de jogos pedagógicos e atividades promotoras de atividade física. No final, os alunos receberam frutas, t-shirts, revistas, puzzles, balões, entre outras ofertas saudáveis.

Recorde-se ainda que segundo o estudo da APCOI 42,6% das crianças em Portugal que integraram o programa motivacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo 2013-2014, aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.