FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
850_5032.jpg
Físico Carlos Fiolhais no início do novo ciclo da Comunidade de Leitores na Casa do Conhecimento de Fafe

O físico e cientista Carlos Fiolhais, catedrático da Universidade de Coimbra e reconhecido como um dos mais importantes e reconhecidos divulgadores de ciência do nosso país, participou, esta quarta feira, na sessão 27 do novo ciclo da Comunidade de Leitores da Rede das Casas do Conhecimento, dinamizada pela Universidade do Minho.

A sessão inaugural decorreu em formato presencial e online, na Casa do Conhecimento de Fafe, instalada na Biblioteca Municipal. O auditório contou com a participação de estudantes do ensino secundário de Fafe que interpelaram o dinamizador da sessão com questões alusivas ao tema central da apresentação.

Na ocasião foi apresentado o livro "O Mundo como ele é", do autor Ulf Danielsson, um conceituado professor de Física Teórica na Universidade de Uppsala, de nacionalidade sueca, e especialista em teoria das cordas e cosmologia que, na sua obra, questiona a forma como olhamos o mundo em que vivemos.Carlos Fiolhais, que prefaciou o livro na sua edição portuguesa, partilhou com o público a sua satisfação de ter merecido a escolha do autor para prefaciar a edição em inglês que em breve será introduzida no mercado anglo-saxónico.

‘’Este livro, de um físico sueco, um colega meu, intitulado subjetivamente, O Mundo Tal Como Ele É, é todo ele uma provocação à reflexão. Nós sabemos umas coisas sobre o mundo mas a maior parte não sabemos, portanto o conhecimento é algo sempre a crescer. E se pensarmos bem, se oferecermos um livro sem o ler ficamos sem livro e sem nada, mas se lemos o livro e depois o oferecermos a alguém não perdemos nada, ganhamos, ficamos com o conhecimento do nosso lado e ainda oferecemos o livro ao outro" afirmou Carlos Fiolhais durante a sua intervenção.

Paula Nogueira, Vereadora da Educação, da Cultura e da Ciência, manifestou a sua satisfação por ser a Casa do Conhecimento de Fafe a acolher a sessão inaugural do novo ciclo da Comunidade de Leitores da Rede das Casas do Conhecimento. ‘’É excelente, é motivador e é entusiasmante, ter Fafe no circuito da atividade de educação cultural e científica promovida por unidades estratégicas da Universidade do Minho. Acresce a este sentimento de satisfação a presença do Professor Carlos Fiolhais, que, para além de ser uma personalidade que todos os portugueses reconhecem do mundo da ciência, da educação cientifica e da divulgação da cultura, é também um amigo e não hesitou em aceitar o nosso convite e disponibilizar-se para interagir com os nossos estudantes numa sessão que resultou muito bem para todos’’ .

O evento contou com uma exibição de música ao vivo com atuação dos «Black Manga», uma formação de estudantes da Academia de Música José Atalaya de Fafe.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt