FDS.jpg
Fim de semana repleto de atividades em Fafe
Desporto, cultura e lazer são os atrativos do próximo fim de semana em Fafe. Do Mundial de Enduro à Opereta Maria da Fonte passando pelo espetáculo «Resort» de Beatriz Gosta, Fafe será palco de uma variedade de eventos que colocam a cidade no centro das atenções.
O intenso programa começa com cultura, no Teatro Cinema, que recebe o espetáculo de humor “Resort”, com a talentosa e enérgica Beatriz Gosta numa sala que já está esgotada. Também no Teatro Cinema, no domingo, às 11h e 16h, decorrerá o Easter Dance Week 24 com o espetáculo Galochas, numa viagem ao nosso imaginário infantil, numa performance a pensar nos mais pequenos e recriar nos graúdos a criança que se esconde dentro de nós, realizado pela Escola Bailado de Fafe.
Durante todo o fim de semana, entre 5 e 7 de abril, Fafe acolhe o Campeonato do Mundo de Enduro, prova organizada pela Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, promovida pela Prime Stadium, com o apoio do Município de Fafe. A prova conta com 110 pilotos inscritos, um programa de animação dirigido à comunidade e tem na sustentabilidade ambiental uma das principais preocupações. No Parque da Cidade, realizar-se-á a prova ”Superteste” na sexta-feira, pelas 20h00, a par de outras iniciativas que vão realizar-se e dinamizar a cidade. No sábado, os pilotos arrancam para uma prova que terá um percurso de 48 quilómetros, iniciando-se em Fafe e percorrendo um circuito por várias freguesias. Este percurso será efetuado pelos pilotos três vezes, num total de quase sete horas de prova.
A par da prova de Enduro, a organização preparou um programa com diversas atividades para a comunidade, entre demonstração de meios da GNR, plantação de árvores no corredor ecológico de Fafe, uma visita ao Museu do Rali, um espetáculo de dança realizado pela ADN e várias ações de sensibilização da Resinorte. A prova de Fafe corresponde à 1ª jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro de 2024, que depois de Portugal prossegue na Roménia, Itália, Eslováquia, País de Gales e termina em França.
Na Biblioteca Municipal, decorrera, na noite 5 para 6 de abril, a iniciativa “UMA NOITE NA BIBLIOTECA: DORMIR ENTRE LIVROS E HISTÓRIAS”. A atividade é destinada a crianças dos 4 aos 12 anos acompanhadas por um adulto (com marcação prévia).
No Pavilhão Municipal, teremos a decorrer as Finais da Taça David Peixoto, organizada pela AMAF, com jogos nos dias 5 (22h00) e 6 de abril (21h30), que confrontam as equipas CV Vinhós, Arco de S. Ovídio (veteranos) e GCD Restauradores da Granja e GCR SM Ribeiros (seniores masculinos).
  • Comédia e música no Multiusos com a «Maria da Fonte»
O ponto alto da agenda deste primeiro fim de semana de abril, é a «Opereta Maria da Fonte». O Pavilhão Multiusos de Fafe recebe, no sábado, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Artave, bem como alguns dos mais reconhecidos solistas da atualidade - Cátia Moreso, Luís Rodrigues, Marco Alves dos Santos, Inês Simões, Eduarda Melo, João Merino e Tiago Matos - para a realização da moderna «Opereta Maria da Fonte», escrita por Augusto Machado, com encenação de Ricardo Neves-Neves e direção musical de João Paulo Santos.
A história da mítica «Maria da Fonte» surge em Fafe na sua versão moderna, com muito humor à mistura. O espetáculo retrata a primeira e única revolta no feminino na História de Portugal, uma revolta da mulher minhota cujo aproveitamento político a catapultou para uma dimensão nacional que ainda hoje perdura no imaginário coletivo.
Em contagem decrescente para as celebrações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, a «Opereta Maria da Fonte» vem relembrar os ideais de liberdade, emancipação feminina e de luta, num espetáculo repleto de comédia, cuja estreia a norte será em Fafe.

Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline.