tlgdw2oskmexuqsedk1heyrg5cg8.jfif
Festas da Cidade de Fafe em honra de Nossa Senhora de Antime de 1 a 9 de julho

De 1 a 9 de julho, Fafe celebra as Festas da Cidade em honra de Nossa Senhora de Antime. Integrando como é habitual a componente festiva e religiosa, o programa da edição 2023 terá como cabeças de cartaz Xutos e Pontapés e Karetus (7 de julho), Matias Damásio e D.A.M.A. (8 de julho). A programação contempla também música, desporto, os números tradicionais habituais - Fado de Coimbra, Mostra de Folclore e Despique das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães -, culminado com desfile alegórico na noite de encerramento.

O dia 1 de julho, sábado, marca o arranque simbólico das festas, coincidindo com o dia em que a imagem da Senhora de Antime desce do altar para o andor. Nesse mesmo dia, realizar-se-á uma encenação de rua, num projeto de teatro participativo, que envolve a comunidade local (grupo coral, músicos e moradores), numa performance que se inicia na zona do Lombo (Fafe) e ruma em direção à igreja de Antime. Nesta data, em Antime, haverá ainda música tradicional e popular, um concerto com "Os Trastes" e tasquinhas na envolvente da Igreja Paroquial. Trata-se de uma forma de assinalar as Festas da Cidade em honra de Nossa Senhora de Antime com um forte envolvimento popular.

No dia 2 de julho, domingo, a Praça 25 de Abril será palco das Oficinas da Tradição, numa organização do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, no âmbito das quais se realizarão oficinas de dança (folclore para todos), música tradicional, instrumentos musicais, jogos tradicionais e populares, numa jornada que promete uma viagem pelas raízes etnográficas do Minho profundo.

Nos dias 6, 7 e 8 de julho, a Praça 25 de Abril acolhe a iniciativa "Arte e Poesia na Praça". Esta iniciativa realiza-se com apoio do NALF - Núcleo de Artes e Letras de Fafe e os artistas plásticos e os homens e mulheres das letras serão desafiados a apresentar a sua arte ao vivo, nomeadamente através da pintura e da escrita.

No dia 6 de julho, quinta-feira, acontecerá o Desfile de Moda e Vestidos de Chita que terá lugar na Arcada, ao som do DJ Nino que atuará das 21h00 às 24h00. Às 21h00 serão inauguradas as iluminações festivas, na Praça 25 de Abril.

No dia seguinte, sexta-feira, 7 de julho, realiza-se a inauguração da exposição da Contextile, no Arquivo Municipal, às 17h00. Trata-se de uma mostra intitulada «Lânolinho» e que resulta de uma residência das artistas Mónica Faria e Cindy Steiler dedicada ao têxtil no território de Fafe. A exposição estará patente até 30 de setembro de 2023. Essa noite será marcada pelos concertos dos Xutos e Pontapés e Karetus que terão lugar no Parque da Cidade e cuja zona envolvente albergará os divertimentos e um espaço para street food. A Igreja Nova de S. José recebe nessa mesma altura a Noite de Fado de Coimbra - Fado d'Anto. Às 23h30, acontecerá o espetáculo pirotécnico.

O dia 8 de julho, sábado, contempla uma programação onde também não faltará o desporto, nomeadamente provas de ciclismo e um torneio de basket 3x3 no recinto de BasketArt junto à Torre do Relógio. A noite será animada pela Mostra de Folclore na Praça 25 de Abril e pelos concertos dos cabeças de cartaz Matias Damásio e do famoso grupo D.A.M.A.. Também nesta noite está prevista a realização de um espetáculo pirotécnico e de animação de DJs pela noite dentro.

Arcebispo de Braga preside às celebrações religiosas no domingo dia 9 de julho

Domingo, 9 de julho, e último dia das Festas da Cidade, será dedicado ao programa religioso que começa com uma missa solene na Igreja Paroquial de Antime às 8h15, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Carneiro, acompanhada pelo Coral de Antime, e culmina com a cerimónia do adeus no Lugar do Lombo e regresso da imagem da Senhora de Antime à sua igreja de origem.

O programa religioso contempla, nos dias 7 e 8 de julho, a realização do 42º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na Igreja Nova de S. José, às 21h00. Em Antime, no dia 8 à noite, terá lugar a Procissão de Velas, com início na Capela de S. Brás até à Igreja Paroquial de Antime, seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21h30.

O domingo constitui o ponto alto das festividades religiosas, atraindo milhares de pessoas que se concentram particularmente na Ponte de S. José onde tem lugar, pelas 10h15, o tradicional encontro de imagens e vénia, uma das mais impressionantes manifestações simbólicas da fé de um povo.

A procissão prossegue pelas ruas de Fafe, com uma breve paragem na Câmara Municipal para cumprimentos, seguindo em direção à Igreja Nova de S. José onde se realizará uma missa campal presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. À tarde, e após as habituais orações, realiza-se a procissão do regresso, com despedida no lugar do Lombo, rito de bênção do mural dedicado a Nossa Senhora de Antime e chegada à Igreja Paroquial de Antime pelas 20 horas.

Enquanto isso, na cidade, o domingo é dedicado às tradições da música e durante a tarde será apresentado o habitual despique das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães. O programa encerra com o Desfile Alegórico - Somos Fafe, a partir das 23h00.

A organização está, uma vez mais, a cargo do Município de Fafe. Prevendo-se a grande afluência de público às Festas da Cidade, encontra-se a ser desenhado um plano de segurança e socorro que contempla a sinalização dos principais espaços destinados a estacionamento, vias de acesso pedonal e cortes estratégicos de trânsito. Estão para o efeito mobilizadas as autoridades de socorro e de segurança.