cartaz-concurso-nacional-de-leitura-2022_page-0001.jpg
Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura realiza-se em 3 e 8 de março

A Câmara Municipal de Fafe, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, organiza novamente a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura - 2027 (PNL), que visa a celebração da leitura e da escrita e é composto por 4 fases distintas: escola; municipal; intermunicipal e nacional. Para cada fase, os alunos são convidados a ler um conjunto de obras, selecionadas e divulgadas pelos organizadores das provas.

Da 1ª fase, foram selecionadas 36 alunos dos vários Agrupamentos de Escolas de Fafe e do Colégio da A. C. R. de Fornelos, que vão participar nesta fase municipal.

Para o apuramento dos finalistas da fase municipal, proceder-se-á a dois tipos de provas: escrita e oral.

Os procedimentos da prova escrita serão os mesmos para os quatro níveis de ensino e decorrerá no próximo dia 03 de março. Esta prova será efetuada à distância, com recurso a um questionário online, disponibilizado através da plataforma Google Forms.

As obras escolhidas para esta fase foram:

- 1º ciclo – O soldadinho de chumbo / Hans Christian Andersen

- 2.º ciclo. Uma questão de cor / Ana Saldanha

- 3.º ciclo. O cavaleiro da Dinamarca / Sophia de Mello Breyner Andresen

Da prova escrita serão apurados seis alunos, por cada nível de ensino, que passarão à prova oral, a realizar em 8 de março.

A prova oral terá dois momentos:

1.º momento – leitura expressiva

2.º momento – argumentação

A ordenação final dos concorrentes resultará da avaliação do conjunto das provas prestadas: escrita e oral. Todos os participantes receberão certificado de participação. Serão atribuídos prémios aos quatro finalistas de cada nível de ensino.

4 alunos por ciclo de escolaridade passarão à Fase intermunicipal, que se realiza em Guimarães, no dia 28 de abril.