FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
rio-bugio.jpg
Fafe recebe 1.3 milhões de euros para reabilitar rios Vizela, Bugio e Ferro

A Agência Portuguesa do Ambiente acaba de aprovar um investimento de 1.3 milhões de euros com vista à reabilitação e valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro no concelho de Fafe. Os ecossistemas ribeirinhos a intervencionar ocupam uma extensão total de aproximadamente 31 quilómetros, atravessando espaços urbanos e zonas agrícolas e florestais. Recuperação da qualidade da água, requalificação das margens, proteção dos ecossistemas e promoção da biodiversidade são os principais propósitos desta intervenção que se prevê ter início em setembro de 2022 e conclusão em final de 2023. 

As áreas de intervenção correspondem ao troço do rio Bugio, ao troço do rio Vizela entre a montante da Barragem da Queimadela e o limite do concelho e ainda ao troço do rio Ferro entre o Parque de Lazer de Pardelhas e o limite do concelho de Fafe, abrangendo a parte urbana da cidade. Tendo como propósito potenciar a fruição das zonas ribeirinhas por parte dos munícipes e visitantes, a principal aposta recai na recuperação da galeria ribeirinha e consequente funcionalidade dos sistemas naturais ribeirinhos, promovendo a conetividade com as áreas envolventes. 

Considerando as especificidades das linhas de água em estudo, o projeto contemplará medidas como corte, limpeza e conservação da vegetação e contenção de espécies exóticas/invasoras; reposição da galeria ribeirinha arborescente de acordo com o sector biogeográfico, assim como instalação de soluções técnicas de engenharia natural, de forma a melhorar a estabilidade das margens, condições hidrogeomorfológicas do meio fluvial e outras disfunções do rio. Prevê ainda propostas de valorização de habitats e soluções baseadas na natureza, assim como monitorização, formação e acompanhamento técnico especializado. 

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt