810_1667a.jpg
Fafe promove Feira de Produtos Biológicos

O terraço da Biblioteca Municipal acolhe, no passado Sábado, a primeira Feira de Produtos Biológicos do concelho: o Mercado Bio. Uma feira que procura recriar o espírito dos mercados tradicionais de rua, agregando a criatividade e as tendências contemporâneas de uma alimentação mais saudável.

Vários produtores locais juntaram-se neste espaço para uma mostra e venda de produtos biológicos com a chancela de Fafe, desde azeite, mel, legumes, ervas aromáticas, chás, bolachas, compotas, entre tantos outros.

A par desta mostra, decorreram ainda momentos de degustação com a participação chefs da gastronomia fafense.

O Mercado Bio é uma iniciativa que convida à presença de toda a família e, por isso, os mais pequenos tiveram também um espaço de animação e entretenimento.

Num primeiro balanço, depois de visitar o espaço, Márcia Barros, Vereadora do Ambiente do Município de Fafe, revelou que “A adesão está a ser ótima. O objetivo está a ser alcançado e o meu agradecimento a todos os produtores e também aos restaurantes que a nós se associaram.

Temos aqui produtos muito diversificados, o que mostra que, em Fafe, é possível produzir vários tipo de produtos.”

Para além de querermos promover este tipo de produtos , queremos também – e essa é a génese deste conceito de mercado - consciencializar e sensibilizar para esta produção mais saudável, alertando para a questão das alterações climáticas e do desperdício zero. Estes sacos que aqui vemos e que foram distribuídos pelos produtores são reutilizáveis e podem ser usados claro para outros fins. Também nas bancas, concebidas na totalidade pelos técnicos do Município, houve uma atenção especial no tipo de materiais com que foram construidas. “

Este mercado é para ser vivido num contexto familiar e todos o possam visitar. Para que os pais possam estar a vontade, criámos um espaço infantil para os miúdos estarem entretidos com momentos de leitura, desenho. Em todas as edições, vamos ter a presença de alguns convidados especiais que se ligam às boas práticas na sustentabilidade ambiental. Neste primeiro Sábado, contamos com a presença da atriz Cristina Cunha, também muito ligada à alimentação biológica, e da nutricionista, Manuela Nogueira, enquanto profissional desta área, e partilhar connosco alguns conhecimentos.”, explicou a Vereadora, acrescentando ainda “Aproveito a ocasião para felicitara a fafense Eunice Maia, que foi galardoada com o Prémio da Fundação Yves Rocher – Terre de Femmes - pioneiro no feminino - pelo conceito de mercearia (Zero Waste Store”) que abriu em Lisboa, a Maria Granel, e pelo seu contributo para o desperdício zero.”

Recorde-se que a iniciativa, que se insere na promoção da Educação Ambiental do Município, repete-se nos últimos Sábados de cada mês.