odisseia_SLIDESHOW copy 3.png
Fafe integra roteiro da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II

O Concelho de Fafe fará parte do roteiro da Odisseia Nacional lançada pelo Teatro Nacional D. Maria II durante 2023, enquanto as suas portas se encontram encerradas para obras de requalificação. Ao longo deste ano, a programação do Teatro percorrerá, numa iniciativa sem precedentes, todo o território português, disseminando a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de 93 municípios. O primeiro trimestre do ano será passado no Norte do país, sendo que a Odisseia passará por Fafe de 14 a 17 de fevereiro e também no mês de outubro.

A programação da Odisseia Nacional integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas – espetáculos, projetos de território e comunidade, eventos dedicados ao pensamento, atividades para o público escolar, ações de formação – e uma exposição. A programação em Fafe contempla a realização de um espetáculo para o público pré-escolar, uma ação de formação para educadores e a apresentação de uma peça de teatro.

Programa Frutos Escolas: Projeto Boca Aberta promove espetáculo "Falas Estranhês?"

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o projeto "Boca Aberta" apresenta o espetáculo "Falas Estranhês?", destinado ao público pré-escolar. Todos os alunos que frequentam a educação pré-escolar da rede pública do Concelho de Fafe terão oportunidade de assisitir ao espetáculo que transforma a sala de aula numa sala de espetáculos, numa perspetiva de criação de novas possibilidades para este espaço. O programa “Frutos” leva o teatro à escola, com vista a criar espetadores mais críticos e atentos, unindo as gerações mais jovens às artes performativas.

Espetáculo "Lear"

A 17 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, sobe ao palco do Teatro-Cinema de Fafe a peça de teatro "Lear" a partir do texto "Rei Lear" de William Shakespeare, numa co-produção do Teatro da Didascália, Teatro do Bolhão, Teatro Nacional D. Maria II e Casa das Artes de Famalicão. Encenado por Bruno Martins, o espetáculo leva à cena Ana Fonseca, Anabela Sousa, António Capelo, Eduardo Breda, Inês Garcia, João Figueiredo, João Paulo Costa, Matilde Cancelliere, Paulo Calatré e Pedro Couto. Os bilhetes têm o custo de 5 euros e estão à venda na Ticketline.

Programa Nexos Formação: Oficina para educadores de infância

No mês de outubro, em data a agendar, será promovida uma oficina dirigida a profissionais da educação pré-escolar. No contexto do projeto Boca Aberta, a Oficina para Educadores de Infância convida educadores de infância e auxiliares de educação a desafiarem a sua criatividade e a enriquecerem o seu trabalho através das artes cénicas. Tendo por base o desenvolvimento de ferramentas de expressão dramática e estratégias de comunicação para o trabalho com crianças, explora-se ainda as potencialidades do livro como objeto contador e recorre-se à voz e ao corpo como veículos para contar histórias.