Visita do secretário geral do Eixo Atlântico a Fafe hoje_1.jpeg
Fafe formaliza proposta de adesão ao Eixo Atlântico

Um dia depois da aprovação, por unanimidade, da proposta de adesão de Fafe ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, recebeu o Secretário-geral do EIXO Atlântico com quem reuniu e acompanhou numa visita ao concelho. Xoán Vázquez Mao, inteirou-se, pessoalmente, sobre os propósitos da adesão de Fafe e constatou, no terreno, o potencial do concelho no quadro de uma interação regional que envolva o Norte de Portugal e a Galiza.

No seguimento de uma abordagem informal, o Município de Fafe foi considerado elegível para requerer a qualidade de associado e passar a integrar a associação de municípios do espaço transfronteiriço. Se vencer, como se espera, todas as etapas formais para concretizar a sua adesão, Fafe será o 22º município português a integrar o EIXO Atlântico.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar as iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça e demarca um espaço euro regional interestadual cuja filosofia prossegue as orientações da União Europeia.

Promover o crescimento científico, tecnológico, económico, cultural, social e ambiental, e capitalizar apoio da União Europeia constituem-se como propósitos e objetivos centrais do EIXO.

Fafe está em sintonia com estes objetivos e identifica os temas do turismo, desenvolvimento económico e inovação, projetos de insfraestruturas, políticas urbanas e as políticas da cultura, educação, desporto e coesão social como aspetos prioritários na abordagem transfronteiriça e que favorecem a coesão do sistema urbano da euro-região Norte de Portugal-Galiza.