Fafe assinalou 25 de Abril com cerimónia simbólica

O Município de Fafe assinalou o 46º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas simbólicas. O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, e o Presidente da Assembleia Municipal, José Ribeiro, assistiram, durante a manhã, ao Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho de Fafe. Posteriormente, prestaram homenagem aos Combatentes da Guerra Colonial com a habitual colocação da coroa de flores no monumento localizado na Avenida do Brasil. Estes momentos foram acompanhados por três elementos do Agrupamento 966 S. Martinho de Medelo, do Núcleo de Fafe.

Também como forma de assinalar a data, o Município de Fafe convidou o músico fafense, Nuno Marinho, para um concerto muito especial, transmitido nas redes sociais, que celebrou, desta forma, a Revolução dos Cravos no concelho de Fafe.

O Presidente da Assembleia Municipal, José Ribeiro, destacou “a liberdade, a democracia, o estado social e principalmente o Serviço Nacional de Saúde como conquistas do 25 de Abril e estas são razões suficientes para festejarmos com os condicionamentos próprios desta época”.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revelou, na ocasião, quehoje mais do que nunca, estando o País e o Mundo a viver uma pandemia que ameaça a vida de cada um de nós, mais se justifica celebrar os princípios e os valores do 25 de Abril.”

Vivemos tempos difíceis. Estamos perante um problema novo para o qual não existe na história, experiência onde seja possível colher os ensinamentos que nos permita saber como lidar com ele. Tudo é novo. Estamos dia após dia, semana após semana, a aprender e a responder às várias situações que esta doença nos vai colocando.”

O autarca aproveitou o momento para recordar que tem mantido a população informada sobre o evoluir da situação durante o período de Estado de Emergência e mencionou algumas das medidas implementadas no contexto da pandemia.

Raul Cunha, salientou que “desde 2014, o nosso Município está equipado com um conjunto de programas sociais que permite ter, nesta altura, as ferramentas necessárias para ajudar todos aqueles que tenham necessidades. Destacamos o apoio à renda, o programa de emergência social, o apoio à aquisição de medicamentos, entre outros.

Afirmou que "em articulação e colaboração com a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, tomámos, também, um conjunto de medidas para apoiar as empresas com dificuldades, nomeadamente aquelas que, por lei, tiveram que suspender a sua atividade regular e encerrar os estabelecimentos”

O Presidente da Autarquia garantiu, ainda, que “a atividade do Município não parou e continua a promover a concretização do terceiro D do Movimento do 25 de Abril”, afirmando que “Promover o Desenvolvimento é concretizar Abril". Lembrou as obras concluídas no último ano como as escolas Professor Carlos Teixeira e Secundária, a obra de construção do Nó de Arões/Golães, a obra de beneficiação e retificação da Rua de Bouças, em Travassós, o Canil Municipal, e o Centro Coordenador de Transportes em fase de conclusão.

O Autarca aproveitou para elencar as obras que continuam em execução, como "as obras de requalificação no Bairro da Cumieira, a requalificação da Rua Raul Brandão e as obras de beneficiação e retificação da rua Nova em Pardelhas, a requalificação dos Parques Infantis dos edifícios escolares do concelho e as obras de beneficiação na Escola Básica de Travassós." Informou que "o Município mantém a continuidade no investimento na rede viária de todo o concelho, como a execução de pavimentações, beneficiações e retificações, a instalação de guardas metálicas de segurança rodoviária e a sinalização horizontal."

Lembrou, também, "as duas obras que se encontram na fase de lançamento a obra de reabilitação do espaço público da zona envolvente do Bairro da Cumieira, no valor de um milhão de trezentos mil euros, e o Arranjo Urbanístico da Rua Cónego Valdemar Gonçalves, em Arões S.ta Cristina, bem como as obras que iniciarão em breve, como as obras do Pavilhão Desportivo da Escola Prof. Carlos Teixeira, os Campos de Ténis e a nova Piscina Municipal, a renovação da iluminação pública, a construção da Galeria de Arte no Largo 1º de Dezembro, construir a extensão dos passadiços da Barragem de Queimadela e desenvolvimento o processo de criação da Zona Industrial de Regadas.”

Raul Cunha terminou recordando o apego dos fafenses à justiça e aos valores, princípios e causas mais nobres da humanidade e deixou uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal de Fafe, José Ribeiro

Mensagem do representante do CDS/Fafe, Rui Flórido Costa