.png
Fafe aprova Plano de Ação Climática

Foi aprovado em reunião da Câmara Municipal, no passado dia 4 de dezembro, o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) Fafe.

A Vereadora do Ambiente, Marta Gonçalves, salienta que o desafio das alterações climáticas é um desafio global que está a ser integrado na vida do Município e realça a importância da implementação do PMAC, não só pela obrigatoriedade legal de cumprir o definido na Lei de Bases do Clima, mas, sobretudo, pela urgência da implementação de políticas e procedimentos que contribuam para a adaptação e mitigação das alterações das climáticas.

A Câmara Municipal de Fafe, consciente do desafio que as alterações climáticas representam para a sociedade atual e da necessidade de ação transversal, desenvolveu, ao longo de 2023, o documento que servirá de orientação estratégica para a ação do Município de Fafe no que diz respeito à mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Na vertente de adaptação, a Câmara Municipal de Fafe seguia já o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão de Riscos do Ave como documento orientador, tendo nos últimos meses trabalhado no sentido de desenvolver a sua estratégia de atuação na vertente de mitigação das alterações climáticas através do Roteiro Municipal para a Descarbonização de Fafe.

O trabalho desenvolvido na elaboração do plano permitiu, em primeiro lugar, perceber a situação atual do município, qual a sua matriz energética, a distribuição das emissões de GEE nas várias categorias dos setores energia e transportes, para depois avançar com a fase estratégica, o roteiro para a descarbonização dos setores energia e transportes e o Plano Municipal de Ação Climática, que envolve a componente de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Com estes documentos estratégicos, o Município traça o seu caminho para a resiliência, transição energética e descarbonização do concelho.

O Município responde, assim, à obrigação definida pela Lei de Bases do Clima, em vigor desde 1 de fevereiro de 2022, de estabelecer um Plano Municipal de Ação Climática até fevereiro de 2024 com objetivos e metas para as vertentes mitigação e adaptação.