convite_fafe_v2.jpg
FAFE | Apresentação do Livro "A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas"

Realiza-se no dia 4 de março, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Fafe, a sessão de apresentação do livro "A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas: A Governança Multinível para o êxito da Saúde Planetária", da autoria de Jorge Cristino. A apresentação contará com a intervenção da Professora Maria do Céu Pinto Arena, da Universidade do Minho.

Esta obra, com o prefácio de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática e com o Posfácio de Francisco Ferreira, Professor da FCT-NOVA e Presidente da ZERO, pela sua pertinência, contou com os endossos de João Ferrão, Miguel Bastos Araújo, Helena Freitas e Mohan Munasinghe (Prémio Nobel da Paz, 2007).

Neste livro desenvolve-se um pensamento crítico sobre a era do desenvolvimento sustentável, destacando-se o papel que as cidades têm e devem desempenhar à escala global em prol da sustentabilidade e saúde planetária.

As organizações internacionais definem estratégias, agendas, metas e objetivos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana ou o novo Green Deal, mas sem um envolvimento ativo dos cidadãos e das cidades nenhuma estratégia será exequível.

As cidades, territórios de atração e concentração da população, têm o papel principal naquelas que são as grandes preocupações do momento: crescimento demográfico, consumo e pegada ecológica.

O livro está disponível nas livrarias e online. No final da apresentação segue-se uma sessão de autógrafos.