2.jpeg
Fafe acolhe Campeonato do Mundo de Enduro em abril

De 5 a 7 de abril, Fafe acolhe o Campeonato do Mundo de Enduro, prova organizada pela Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, promovida pela Prime Stadium, com o apoio do Município de Fafe.
A prova ACERBIS GP Portugal foi apresentada, esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, a vereadora do Desporto, Paula Nogueira, do presidente da Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, Marco Correia, de Carla Alvarenga, diretora geral da Prime Stadium e Alexandra Castelo - responsável pela área da sustentabilidade ambiental da prova.

O presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, destacou o impacto que esta prova trará a Fafe e que se inclui no “grande leque de provas desportivas que temos acolhido e vamos ainda receber no concelho e que representam uma alavanca para desenvolvimento económico e social, promovendo a imagem do concelho”. Endereçando “uma saudação especial" à organização pelo empenho na promoção do desporto motorizado em Fafe, manifestou a sua satisfação pelo facto do tema da sustentabilidade ambiental ser uma das grandes bandeiras desta prova e que, na sua opinião, "devia servir de exemplo para outras, embora Fafe seja um bom exemplo nesta matéria”. O autarca terminou, desejando que "o balanço seja muito positivo para Fafe, par a organização e para os participantes.”

Em representação de uma das entidades organizadoras, Marco Correia explicou todo o programa organizativo, logístico e competitivo que envolve o acolhimento da prova do mundial de enduro. As equipas chegam a Fafe no dia 1 de abril, começam por instalar-se no Parque da Cidade, onde será colocada uma área de treinos. No mesmo local realizar-se-á a prova «Superteste» na sexta pelas 20h00, a par de outras iniciativas que vão realizar-se e dinamizar a cidade. No sábado, dia 6 de abril, os pilotos arrancam pelas 9h00 para uma prova que terá um percurso de 48 quilómetros, iniciando-se em Fafe e percorrendo um circuito por várias freguesias. Este percurso será efetuado pelos pilotos três vezes, num total de quase sete horas de prova.
Carla Alvarenga, representante da Prime Stadium, destacou na sua intervenção a dimensão desta prova. Para além de ser a primeira do circuito do mundial, representa uma oportunidade de impacto significativo para Fafe contando, para isso, com a presença de 10 equipas de fábrica, cerca de 1000 a 1200 pessoas no padock e a participação de 110 pilotos, entre os quais três portugueses . No feminino, estão confirmadas três pilotos que cumprirão as cinco provas do Mundial.
A prova do Mundial de Enduro em Fafe conta com um plano de sustentabilidade ambiental, que a Federação Internacional de Motociclismo validou com o selo ‘Kiss Fafe’, que atesta as boas práticas ambientais. Entre outras medidas, está evidenciada a preocupação com níveis sonoros da prova, a distribuição de ecopontos no percurso e nos padocks, pontos de recolha de óleos usados e pneus, uma zona de lavagens "verde" e zonas de tratamento de aguas residuais. A emissão de CO2 pelas motas é compensada com a plantação de 200 árvores até ao momento, numa operação que acontecerá com a participação de crianças do ensino pré-escolar e que se realizará nas margens do Rio Vizela.
Uma nota relevante é que as equipas e a organização fará o seu abastecimento nos mercados e estabelecimentos locais. “As compras para abastecer o Welcome Center são obrigatoriamente efetuadas em Fafe, contribuindo, desta forma, para o impacto económico da prova na cidade", afirmou Carla Alvarenga. E para combater o desperdício alimentar, os produtos remanescentes serão doados a uma instituição local.
A par da prova de Enduro, a organização preparou um programa com diversas atividades para a comunidade , entre demonstração de meios da GNR, plantação de árvores no corredor ecológico de Fafe, uma visita ao Museu do Rali, um espetáculo de ADN e ações de sensibilização da Resinorte.
A prova de Fafe corresponde à 1ª jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro de 2024, que depois de Portugal prossegue na Roménia, Itália, Eslováquia, País de Gales e termina em França.

Consulte em baixo os horários e percurso da prova: