WhatsApp Image 2023-06-20 at 22.30.17.jpeg
Fafe a caminho da neutralidade carbónica

A Câmara Municipal de Fafe aceitou o desafio de atingir a neutralidade carbónica em 2050, em linha com os compromissos, nacionais e internacionais, descritos na Lei de Bases do Clima e no Acordo de Paris. Para alcançar esta meta ambiciosa, o Município está a desenvolver um Roteiro para a Neutralidade Carbónica, ao longo de 2023, em parceria com a consultora Get2C, empresa que coordenou o Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica.

Catarina Vazão, Partner da Get2C, explica que “na primeira fase de desenvolvimento do Roteiro, o objetivo passa por analisar as políticas e práticas municipais em matéria das alterações climáticas, conhecer o perfil de emissões dos setores mais impactantes no concelho, bem como projetar cenários de emissões de gases com efeito de estufa para 2050. A partir desta análise será possível avaliar o esforço necessário na transição rumo à descarbonização do Município de Fafe”.

A Lei de Bases do Clima, em vigor desde 1 de fevereiro de 2022, obriga os municípios a definir um Plano Municipal de Ação Climática até fevereiro de 2024. Estes Planos devem incluir objetivos e metas para as vertentes mitigação e adaptação.

Na vertente de adaptação, a Câmara Municipal de Fafe tem como orientação estratégica o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão de Riscos do Ave. Contudo, ainda não tinha desenvolvido uma orientação similar na vertente de mitigação. Através deste Roteiro Municipal, Fafe poderá apresentar um Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) dentro do cronograma exigido, posicionando-se assim na linha da frente do panorama municipal de ação climática.

A Vereadora da Câmara Municipal de Fafe, Marta Gonçalves, salienta que as alterações climáticas são um desafio global que está a ser integrado na vida do Município e realça a importância da construção do PMAC, não só pela obrigatoriedade legal de cumprir o definido na Lei de Bases do Clima, mas, sobretudo, pela urgência da implementação de políticas e procedimentos que contribuam para a adaptação e mitigação das alterações climáticas.