web-bloncourt_img-site_2.png
Exposição fotográfica: Cobertura da Revolução de 1974 da autoria de Gérald Bloncourt em exposição no Teatro Cinema de Fafe

No âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril, o Município de Fafe promove uma exposição fotográfica e multimédia intitulada “Dias de Liberdade em Portugal/Freedom Days in Portugal”, composta por fotografias da autoria de Gérald Bloncourt. Fotojornalista nascido no Haiti em 1926, de onde foi expulso no final da década de 1940 por razões políticas, Bloncourt refugiou-se em Paris onde iniciou a sua carreira.

Famoso por ter imortalizado a emigração portuguesa em França nos anos 60 e 70, Bloncourt viajou até Portugal assim que soube de Revolução de 1974, para registar a euforia de um povo que acabara de se ver livre de uma ditadura. A mostra estará patente no Salão Nobre do Teatro Cinema de Fafe até 31 de maio.

Arquivo com mais de 200 mil imagens
A 11 de junho de 2016, Gérard Bloncourt foi condecorado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), em Paris. Faleceu em Paris, a 29 de outubro de 2018 com quase 92 anos, tendo deixado um arquivo com mais de 200 mil imagens. O Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, guarda um conjunto de 104 fotografias oferecidas por Gérald Bloncourt ao Município de Fafe, há mais de uma década.

Horário da mostra:
- De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
- Aos sábados, a partir das 16h00 e à noite em função dos espetáculos.