REUNIÃO 20 FEVEREIRO.JPG
Executivo Municipal reuniu no dia 20 de fevereiro

O Executivo Municipal reuniu no dia 20 de fevereiro e deliberou por unanimidade aprovar a proposta de renovação do protocolo entre o Município de Fafe, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe referente à 1ª Equipa de Intervenção Permanente - que está em vigor há 12 anos e que tem como missão assegurar em permanência, e de forma exclusiva, serviços de socorro à população – e que se traduz num apoio da ordem dos 40 mil euros.

Foi igualmente aprovada por maioria a proposta de atribuição de subsídio à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe – ARPIFAFE no valor de 10.000 euros, considerando o seu trabalho meritório no âmbito da inclusão social, promoção de envelhecimento ativo e melhoria das condições de vida da população sénior.

A Câmara deliberou por maioria adiantar o pagamento dos montantes constantes nas propostas de atribuição de apoio à Associação Desportiva de Fafe (15.000 euros), ao Andebol Clube de Fafe (85.000 euros) e à Associação de Modalidades Amadoras de Fafe (69.041,96 euros), e que se encontram em análise no âmbito do Regulamento de Apoio a Entidades/Organismos Legalmente Existentes e a Atividades de Interesse Municipal no Município de Fafe.

Foi aprovado, por maioria, a proposta de atribuição de subsídio de 5.000 euros à Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Fafe, considerando o trabalho meritório que a Associação tem desenvolvido ao longo de quase quatro décadas de existência e as exigências financeiras inerente à sua atividade regular.

A Câmara deliberou por unanimidade aprovar e promover o inquérito público do projeto de Regulamento do Fomento da Produção Pecuária para consulta pública. Recorde-se que este regulamento foi criado com vista a estabelecer as condições gerais de acesso a apoios financeiros, a fundo perdido, a conceder pelo Município de Fafe, através de candidaturas aos titulares de explorações agropecuárias existentes no concelho de Fafe com efetivo bovino, ovino e caprino.

Ainda antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto e da Cultura felicitou o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Pardelhas pela Conquista da Supertaça da AMAF; o Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos, na modalidade de futsal iniciados, pelo título de Campeão do Campeonato Iniciados de Futsal e Vencedores da Taça David Peixoto da AMAF; e ainda Marco Correia pelo 3º Lugar na Classe Open 2 do Campeonato Nacional de Enduro 2023, 3ª Edição da Prova de Enduro Serras de Fafe.

Ao nível da cultura, foi referida a passagem da Odisseia Nacional do Teatro Nacional Dona Maria II pelo Concelho de Fafe e cuja programação contemplou a realização do espetáculo pedagógico “Falas Estranhês?” (que envolveu 15 pré-escolas e 450 crianças com idades entre os 3 e os 5 anos), e a apresentação em estreia nacional da peça de teatro “Lear”, uma co-produção do Teatro da Didascália e Teatro do Bolhão que subiu ao palco do Teatro Cinema, onde foi colocada uma placa evocativa da iniciativa.

Foi igualmente referido o regresso, após o período da pandemia, do desfile de Carnaval das crianças das pré-escolas e do 1º Ciclo pelas ruas da cidade.

Tomou ainda a palavra Raul Cunha, Vereador do Município, para anunciar a sua saída do Executivo por motivos profissionais, agradecendo a todos a colaboração prestada.