21-marco-reuniao-camara.jpg
Executio Municipal aprova principais pontos da agenda

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 21 de março, um protocolo de colaboração no âmbito do Programa Eu Sou Digital, materializando uma iniciativa local que aposta na capacitação digital de adultos do concelho de Fafe através de ações de formação desenvolvidas por mentores voluntários.

Ainda na ordem do dia, foi aprovado, também por unanimidade, o Regulamento Municipal do Sistema de Partilha de Bicicletas, que após o período de consulta pública passou a incluir uma sugestão feita no sentido de acrescentar ao sistema uma estação de parqueamento junto à Escola Superior de Educação e Tecnologia de Fafe. O documento seguirá agora para apreciação e aprovação final na Assembleia Municipal.

Noutro ponto, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a proposta de comparticipações do Município de funcionamento e candidaturas com a CIM do AVE, previstas para o ano 2022, tendo sido aprovada a transferência, à mesma entidade, relativa à comparticipação que coube ao Município para garantir a manutenção dos serviços de Transportes Públicos durante a pandemia.

Entre outros pontos da ordem do dia, o nome da Vereadora Paula Nogueira, foi indicado e aceite para representação nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos Escolares, em substituição do ex-Vereador e agora Deputado da Assembleia da República, Pompeu Martins.

Noutro ponto da ordem do dia, foi dado a conhecer o Diagnóstico Social do Concelho de Fafe, extenso e detalhado documento, elaborado pelo Núcleo Executivo da Rede Social de Fafe, constituído pela Segurança Social de Fafe, Cercifaf, Centro de Saúde de Fafe, Centro de Emprego do Médio Ave, Santa Casa da Misericórdia de Fafe e a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, em coordenação com o Município. Este diagnóstico foi já apresentado em plenário do concelho local de Ação Social.
Antes da ordem do dia, foi prestada informação relativa à participação do Município de Fafe na Bolsa de Turismo de Lisboa, pautada por uma representação bem sucedida e assente na programação de momentos de divulgação de experiências diversificadas e assentes nos motes Fafe, Terra de Encantos, Terra de Emoções, Terra de Sabores e Terra de Cultura, uma ação centrada no lema "Experimentar, Sentir e Viver".
Foi ainda destacada a prestação de Hugo Magalhães, enquanto co-piloto vencedor do Rally do Kuwait. Foi também destacado o desempenho da secção de Natação da Associação Desportiva de Fafe, que obteve 21 pódios nos campeonatos regionais de juvenis, juniores e seniores, realizados na Póvoa de Varzim. Por fim, foi concedida nota da boa avaliação à realização do Rally Serras de Fafe, quer em termos do nivel competitivo dos concorrentes, quer em termos de segurança e do comportamento do público, tendo sido elogiado o trabalho de todos quantos contribuiram para o sucesso do evento desportivo.