1.jpg
Ex-Presidente da República General Ramalho Eanes em destaque nas "I Conferências Fafenses" sob olhar de uma orgulhosa plateia fafense
O Teatro Cinema de Fafe encheu-se ontem, dia 3 de maio, para receber a visita do General Ramalho Eanes. O ex-Presidente da República foi a figura central da primeira sessão das “I Conferências de Fafe”, uma iniciativa promovida pela autarquia no âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de abril e que levará a Fafe os ex-Presidentes da República e o atual Presidente para uma reflexão ampla sobre os 48 anos de construção da democracia portuguesa.
A sessão teve início com um discurso de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, que agradeceu a presença do antigo líder do país, referindo o facto de esta se tratar da sua segunda visita ao concelho. O autarca relembrou que a primeira deslocação a Fafe aconteceu no dia 16 de novembro de 1983, altura em que foi agraciado com a medalha de Ouro da então Vila de Fafe. Antero Barbosa enalteceu ainda o facto de o Município tomar a iniciativa de promover um ciclo de conferências para pensar e refletir sobre o país e a democracia que nele vigora.
Sob o olhar de uma plateia atenta e orgulhosa onde se encontrava a ex-primeira-dama, Manuela Ramalho Eanes, o General apresentou uma reflexão dedicada ao tema “Os passos mais significativos dos 48 anos de democracia”, que começou por referir que "a liberdade não é uma dádiva, mas sim uma exigente conquista".
Houve ainda tempo para responder a perguntas colocadas pelo público presente, numa moderação realizada pelo Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, que apontou o General Eanes como "a personalidade mais consensual da política portuguesa, enquanto referência inspiradora, cidadão notável e presidente de coragem e moderação".