Z62_2565A.jpg
“Estrada com Vida” - Escola de Trânsito de Fafe acolhe 1720 alunos de Fafe, Guimarães e Vizela
O projeto “Estrada com Vida”, uma iniciativa a dinamizar pelos Lions Clube de Guimarães, Fafe e Vizela e a realizar na Escola de Trânsito de Fafe, foi apresentado esta quinta feira, na Plataforma das Artes – Guimarães. O projeto conta com a participação conjunta dos Municípios de Fafe, Guimarães e Vizela, colaboração conjunta dos clubes Lions, agrupamentos de escolas e forças de segurança (GNR, PSP e Polícia Municipal).
Este projeto abrange cerca de 1700 alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade nos agrupamentos escolares de Guimarães, Fafe e Vizela, e contempla deslocações à Escola de Trânsito de Fafe onde se realizarão aulas teóricas e práticas sobre formação e educação rodoviária, implicando grupos de cerca de 30 alunos por sessão. Combater a sinistralidade rodoviária através da educação proporcionando às crianças uma experiência ativa de como ser peão e condutor num ambiente de simulação, controlado e seguro, é o grande objetivo deste projeto que será implementado de imediato.
Todos os alunos participantes receberão um kit de participação que inclui, entre outros elementos, uma t-shirt um boné, um lanche e um certificado de participação, uma espécie de «passaporte» de cidadania rodoviária, disponibilizados pelos três clubes Lions envolvidos na iniciativa. A sessão de apresentação foi presidida por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e presidente da CIM Ave, que esteve acompanhado na mesa pelo presidente do Município de Vizela, Victor Salgado e pela vereadora da Educação, Paula Nogueira, em representação do Presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, assim como pelos presidentes e representantes dos Lions Clube de Guimarães, Vizela e Fafe.
Na sua intervenção, a vereadora da Educação, afirmou que o projeto «Estrada com Vida» permite “expor a problemática da sinistralidade em Portugal, que é a primeira causa de morte em Portugal, entre crianças e jovens, promover ativamente a educação rodoviária e cívica, na ótica dos peões e dos condutores, sensibilizar para a mobilidade suave e a construção de cidades mais amigas das pessoas”. Paula Nogueira concluiu a sua intervenção destacando a importância da Escola de Trânsito de Fafe, e desafiou os Lions Clube "desenvolver um projeto idêntico orientado para os adultos, particularmente, os encarregados de educação, de forma a consolidar a campanha de sensibilização alargando o campo da mensagem porque o problema da sinistralidade é grave e requer uma mudança de atitude da sociedade como um todo".