photo-2022-03-21-10-09-57-1.jpg
ESPALHAR POESIA - "SARAMAGO TAMBÉM É POESIA!"

No ano em que a biblioteca comemora o centenário do nascimento de José Saramago e no Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Biblioteca Municipal juntou alguns poemas do autor e com eles criou um estendal de poesia. Neste estendal, estão cerca de duas dezenas de poemas do escritor que, além de romances e crónicas, também escreveu poesia.

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. «E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.»

No dia 8 de outubro de 1998, José Saramago recebeu o Prémio Nobel de Literatura, tornando-se o único literato lusófono a receber esta distinção.