Escolas de Fafe distinguidas com Bandeira Verde Eco Escolas

Várias escolas de Fafe receberam prémios e foram galardoadas com a "Bandeira Verde Eco-Escolas" pelas boas práticas ambientais, no âmbito do Programa de Educação Ambiental, "Eco-Escolas", relativo ao ano letivo 2022/2023.

Do Agrupamento de Escolas de Fafe, foi distinguida com "Bandeira Eco Escolas" a EB Arões Stª Cristina, a EB Arões S. Romão, a EB Fareja, a EB Cepães, a EB Monte e a Escola Secundária. No Agrupamento de Escolas de Montelongo, recebeu distinção ‘Bandeira Verde’ a EB Montelongo. Também o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira foi galardoado, nomeadamente a EB Prof. Carlos Teixeira, a EB Silvares S. Martinho, a EB Quinchães, a EB Regadas, a EB S. Gens, a EB S. Jorge, a EB Seidões, a EB Silvares S. Clemente, assim como o Colégio ACR Fornelos e o Instituto Europeu de Estudos Superiores - Escola Superior de Educação de Fafe e Escola Superior de Tecnologias de Fafe.

O Agrupamento de Escolas de Fafe foi também distinguido com diversos prémios a nível nacional: 1.º lugar, no 2.º Escalão, EB de Arões Sta. Cristina - Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”; Escola Secundária de Fafe foi premiada em Ex-aequo, pelo Desafio “Traga Pilhas”; a EB de Fareja alcançou o 3.º lugar, no 2.º Escalão, com o “Desafio UHU - Collage Animal Endémico”; a EB do Monte, Arões Sta. Cristina, no Desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, alcançou o 3.º lugar, no 1.º Escalão.

A cerimónia de entrega da "Bandeira Verde" decorreu, esta sexta-feira, no Altice Forum Braga, e contou com a presença da Vereadora do Ambiente do Município de Fafe, Marta Gonçalves, que aproveitou a ocasião para felicitar todas as escolas distinguidas, e dar-lhes o devido “reconhecimento pelo trabalho de grande valor que tem sido feito pela comunidade educativa, em parceria com o Município", destacando que "quem está de parabéns são os alunos e os professores das escolas do nosso concelho. Estas iniciativas estimulam nas nossas crianças o pensamento crítico, a autonomia, a consciencialização para a proteção do meio ambiente, para estilos de vida mais sustentáveis e saudáveis, promovendo o sentido de cidadania e civismo."

Marta Gonçalves recordou “começamos, no ano letivo de 2018/2019, com a participação de uma escola, num total de 285 alunos envolvidos e estamos agora a galardoar 3190 alunos, de um total de 18 escolas dos 3 Agrupamentos, ACR de Fornelos e IEES (Instituto Europeu de Estudos Superiores). Passámos de 1 galardão para 18 e 2 Eco-Agrupamentos.”

Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Tem como meta encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.