otaxah7sy2qa98h0izxjiiiootwl.jfif
Encenação inspirada na lenda da Senhora de Antime assinala este sábado início das Festas da Cidade

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Fafe, realiza-se, este sábado, um espetáculo de celebração popular inspirado na lenda da Senhora de Antime.

Idealizada pela Associação Malazartes, a performance reúne a participação de dezenas de pessoas entre atores/atrizes, músicos, instrumentistas, cantores e o Grupo Coral de Antime e vai desenvolver-se entre o Lombo (ponte velha de S. José) e a Igreja de Antime. O grupo cénico vai percorrer o caminho até ao adro da igreja onde ao final da tarde se cumpre um dos rituais discretos da peregrinação anual da Senhora de Antime a Fafe: o descer da imagem do altar para o andor.

Através de um exercício criativo e estético, coloca-se em cena o grande objetivo de agregar a comunidade em torno do culto ancestral e da mobilização comunitária para manter viva a memória cultural.

A encenação e coreografia está a cargo de Alexandra Fonseca, a produção e direção é da responsabilidade do músico, ator e produtor Narciso Fernandes. A organização é da Câmara Municipal de Fafe com apoio da União de Freguesias de Antime e S. Clemente, Comissão Fabriqueira da Paróquia de Antime e Grupo Coral de Antime.

Esta iniciativa assinala o arranque das Festas da Cidade de Fafe em honra de Nª Srª de Antime (1 a 9 de julho) e para além desta performance inclui um concerto com «Os Trastes», música popular («O Homem da Gaita»), tasquinhas e a abertura da exposição «Senhora de Antime: a Fé de um Povo», que depois de ter estado patente ao público no Arquivo Municipal em 2022 apresenta-se em Antime, no salão paroquial, até ao dia 20 de agosto.