850_5559a.jpg
Dia Mundial da Árvore: Município distribui três centenas de árvores pelas escolas

O Município de Fafe distribuiu cerca de três centenas de árvores pelos agrupamentos de escolas de Fafe, Carlos Teixeira e Montelongo. Espécies como o pinheiro bravo, pinheiro manso, salgueiro, amieiro, carvalho negral e bétula foram disponibilizadas pelos viveiros florestais do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e entregues às diversas escolas que programaram o seu cultivo com os alunos.
Num ato simbólico os vereadores do Ambiente, Raul Cunha, e da Educação, Paula Nogueira, deslocaram-se às escolas EB 2.3 de Montelongo, EB 2.3 Carlos Teixeira, Secundária de Fafe e Colégio de Fornelos, onde os alunos plantaram as suas árvores.
O Vereador do Ambiente, Raul Cunha, referiu a importância das árvores para combater o aumento da temperatura em área urbanas. O excesso de construção, o asfalto e a poluição afetam a temperatura dos ambientes urbanos, causando as chamadas "ilhas de calor".
As árvores realizam o processo de evapotranspiração, que durante o processo liberta vapor de água para a atmosfera, o que ajuda a arrefecer naturalmente o ambiente. Assim, com mais árvores, a cidade torna-se mais resiliente e com maior capacidade para se adaptar aos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente, maiores períodos de seca e de ondas de calor.
A Vereadora da Educação, Paula Nogueira, realçou o facto de o Dia Mundial da Árvore coincidir com o Dia da Poesia e felicitou os professores, os alunos e a comunidade educativa por se terem envolvido na celebração das duas efemérides.
Os jardins das escolas receberam novas árvores, mas também poemas, escolhidos e recitados pelos alunos. Houve ainda um momento para a música, numa demonstração criativa e de trabalho coletivo que marcaram um dia especial.