banner-site_2.jpg
“Conferências de Fafe”: Presidentes da República em Fafe para refletir sobre 48 anos de democracia em Portugal

Num momento em que se assinalam 48 anos após a Revolução de 1974, antecedidos de 48 anos de ditadura, o Município de Fafe convida os ex-Presidentes da República e o atual Presidente para uma reflexão ampla sobre os 48 anos de construção da democracia portuguesa, no âmbito da iniciativa «Conferências de Fafe». Associam-se ainda pensadores políticos de reconhecido mérito para falar dos dois ex-presidentes falecidos. A iniciativa arranca na próxima terça-feira, dia 3 de maio, com a presença do General Ramalho Eanes que fará uma reflexão dedicada ao tema “Os passos mais significativos dos 48 anos de democracia”. Todas as sessões das «Conferências de Fafe» serão moderadas por Luís Marques Mendes.

Segue-se, a 17 de maio, uma sessão com João Soares que apresentará uma leitura sobre o exercício do Presidente Mário Soares (Presidente da República de 1986 a 1996), subordinado ao tema “48 anos de ditadura, 48 anos de democracia, o papel de Mário Soares”. As sessões seguintes, com data a confirmar pelos oradores, serão dedicadas ao Presidente Jorge Sampaio (Presidente da República de 1996 a 2006) e que será retratado por Artur Santos Silva, no âmbito da temática “48 anos de ditadura, 48 anos de democracia, o papel de Jorge Sampaio”, e ao Presidente Professor Aníbal Cavaco Silva (Presidente da República de 2006 a 2016), que abordará o tópico “A democracia portuguesa a caminho de meio século”.

O atual Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, encerrará, em data a confirmar, o primeiro ciclo das Conferências de Fafe, abordando o tema “Os desafios do sistema democrático”. Este espaço de debate nacional ao mais alto nível realizar-se-á de dois em dois anos, pretendendo ser um palco de troca de ideias sobre temas da atualidade nacional e internacional.