whatsapp-image-2022-05-18-at-8-22-17-pm.jpeg
Conferência "Museu de Migrações - Preservar e Transmitir" assinalou Dia Mundial dos Museus em Fafe
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, assinalado hoje, 18 de maio, o Município de Fafe promoveu uma conferência subordinada ao tema “Museu de Migrações – Preservar e Transmitir” que teve lugar no Arquivo Municipal. A sessão – que teve lugar no auditório do Arquivo Municipal com excelente participação do público - foi proferida pela Professora Catedrática Maria Beatriz Rocha-Trindade.
A oradora, uma das mais importantes investigadoras europeias do tema das migrações, e uma figura determinante na afirmação do “Museu das Migrações e das Comunidades” de Fafe, realçou a importância deste projeto museológico, o primeiro do género a surgir no país e pioneiro na dimensão digital. “Este museu tem muito potencial e Fafe é uma referência neste domínio” afirmou Beatriz Rocha-Trindade.
A conferência contou igualmente com a presença de Paula Nogueira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Fafe. Na sua intervenção final, a vereadora reiterou o compromisso do atual executivo municipal em valorizar o museu e conceder dimensão ao trabalho que está em progresso. Paula Nogueira destacou a realização, em Fafe, da 32ª Conferência Anual da AEMI (Association of European Migration Institutions), que, em finais de setembro, reunirá na cidade responsáveis de museus de migrações de toda a Europa.
A vereadora da Cultura citou, ainda, a realização de um censos à diáspora fafense, um programa de trabalho pedagógico, um calendário de exposições temáticas, a organização de eventos culturais alusivos ao tema das migrações e a aposta do executivo na dimensão digital do Museu, com reforço da sua componente virtual. Assinalou também que está em definição, no contexto de uma rede municipal de museus e do fomento do turismo, a abertura ao público destes espaços ao fim de semana.
Esta conferência assinalou localmente a celebração do Dia Internacional dos Museus.