-_FACEBOOK-CAPA.jpg
Concertos dos The Gift dão mote para programação variada no mês de novembro
A banda portuguesa The Gift, uma das conceituadas do panorama musical nacional, atua este fim de semana em Fafe. Estão programados dois concertos para 3 e 4 de novembro, no Teatro Cinema de Fafe, com a apresentação do mais recém projeto, «Coral» que envolve a presença, em palco, de um coro com 20 pessoas especialmente formado para este projeto que está em digressão. «Coral» marca, assim, a agenda cultural de novembro e os bilhetes disponíveis podem ser adquiridos através da bilheteira digital Ticketonline.(https://ticketline.sapo.pt/evento/the-gift-coral-7660).
No sábado, 4, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, promove o Encontro Literário “Importância da Contemporaneidade nas artes – a Literatura, o Cinema e a Arte”, uma atividade com apoio do Município de Fafe e que conta com a presença do realizador , Vicente Alves do Ó, entre vários autores portugueses e espanhóis. O programa contempla momentos vários de poesia nas freguesias de Paços e Fafe, um Debate sobre as relações do cinema, da literatura e da arte, com a presença do cineasta Vicente Alves do Ó, do escritor espanhol Alfredo Pérez Alencart e da jovem fafense Francisca Mendes, que estuda essa matéria no seu doutoramento, a Conferência “Poética da Criação - Arte e Criatividade”, por Joana Cavalcanti, professora do Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, e, por fim, a exibição da longa-metragem “Amadeo”, de Vicente Alves do Ó, filme biográfico sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, que contará com a presença do realizador para uma conversa com os espetadores.
No Teatro Cinema a programação de novembro inclui, a 12 de novembro, o concerto de aniversário da Academia de Música José Atalaya, a 18 de novembro a peça de teatro «O Cônsul Português» pelo ‘Teatro Vitrine’ no âmbito do Festival Fafencena, organizado e promovido pelo Grupo Nun'Álvares, com apoio do Município de Fafe, no dia 22 de novembro o concerto de Santa Cecília, padroeira dos músicos, pela Academia de Música José Atalaya e no dia 25 de novembro o concerto comemorativo do 91º Aniversário do Grupo Nun’Álvares, que conta com a participação do Coro Orfeão da Feira, o Ensemble Momento e o Coral Santo Condestável.
No mês das Cidades Educadoras, o Município de Fafe celebrará o Dia Internacional da Cidade Educadora com um programa transversal, envolvendo as escolas e as coletividades locais em torno do tema que este ano será celebrado - “A Cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora". Música, dança, encenações e palestras são algumas das propostas do programa que pretende assinalar a data, mas sobretudo, apresentar à comunidade todo o trabalho cultural que é desenvolvido nas escolas do concelho onde existem, entre outros, ensino de articulado de música, orquestras, escolas de bailado, teatro e um curso secundário de artes visuais.

CINEMA
O programa de cinema na Sala Manoel Oliveira arranca no dia 4 de novembro com a exibição do filme «Amadeo» numa sessão especial que contará com a presença do realizador Vicente Alves do Ó, que estará em Fafe a convite do NALF - Núcleo de Artes e Letras de Fafe. Seguem-se ao longo do mês as exibições dos filmes «O Assassino da Lua das Flores», «51 segundos», «Trolls 3 – Todos Juntos!» e «As Marvels».

BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Biblioteca Municipal apresenta no mês de novembro as atividades habituais, com os Bibliocontos, Biblioartistas, Oficina de atividades experimentais, Cinebiblio, Conversas, Fios e Contos e Artes, e o programa complementar. Assim, de 2 a 30 de novembro, é promovida uma Mostra Documental “Escrever é dar sentido à vida.” de Nadine Gordimer, assinalando o centenário do nascimento desta escritora Sul-africana, vencedora do Prémio Nobel de Literatura de 1991.
Para assinalar a Semana da Diabetes, de 13 a 18 de novembro, e sob o mote "Conhecer para melhor viver", promove um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição bibliográfica sobre a Diabetes, uma aula de Yoga para diabéticos (14 novembro), uma sessão de sensibilização sobre a Diabetes e Medição da Glicemia (16). Nos dias 11 e 18 de novembro, realiza-se o programa «Ao Sábado, é outra história», com oficina criativa de olaria "Criar e reinventar a natureza" e a Hora da Poesia com a "Elisa, a boneca poetisa".