imagem_404_01.png
Comissão de Acompanhamento para revisão do PDM reúne esta sexta-feira

A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Fafe (PDM), elaborada pela Câmara Municipal, está concluída, faltando agora o aval Comissão de Acompanhamento, constituída por 25 entidades públicas.

Nesse sentido, a comissão, constituída nomeadamente pela CCDR-N, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Administração da Região Hidrográfica do Norte, Direção Regional de Economia do Norte, Autoridade Florestal Nacional, várias câmaras municipais dos municípios que circundam o concelho, entre muitas outras, reúne na próxima sexta-feira, para dar parecer relativamente à proposta.

Após esta reunião de trabalho é previsível que o processo possa entrar brevemente em fase de discussão pública.

Refira-se que a revisão do PDM de Fafe aposta sobretudo em estratégias para o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente nas áreas do turismo, agricultura e indústria.

A questão do Plano Diretor Municipal é algo estratégico para que se possa gerir e organizar um território com a maior eficácia possível, sendo um processo cuja conclusão é esperada há muito e que agora deverá ficar terminado e em vigor pelo período de 10 anos.

Assumido pelo Presidente da Câmara, Raul Cunha,  como um objetivo estratégico para este mandato, o pelouro do Urbanismo tem desenvolvido um conjunto de ações nesse sentido, nomeadamente com a realização de vários workshops e sessões de esclarecimento, para se assegurar e acautelar o interesse público.

Para o vereador do pelouro do Urbanismo, Eugénio Marinho, a maior preocupação no trabalho de revisão do plano, foi elaborar uma definição estratégica, tendo em conta que “o PDM é um pilar para o desenvolvimento estratégico do concelho”.

“A revisão do PDM era uma necessidade. Durante os últimos meses, foi feito um trabalho intensivo, no sentido de criar as melhores estratégias para o desenvolvimento do concelho, porque, sem dúvida, o Plano Diretor Municipal pode ser um pilar no desenvolvimento empresarial do concelho”, explica o vereador, lembrando que com esta discussão “tentou-se encontrar o melhor caminho para o concelho”.

Da mesma opinião partilha o presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, que fala da questão do PDM como sendo “muito importante para o desenvolvimento do concelho”.

“É preciso que Fafe tenha o PDM atualizado rapidamente. Este estabelece a estratégia de desenvolvimento do concelho e a própria política municipal de ordenamento e de urbanismo, constituindo-se como um meio imprescindível para planear o território”, explica Raul Cunha.

Recorde-se que compete ao Plano Diretor Municipal responder às necessidades dos munícipes e criar condições para um concelho desenvolvido.

A revisão do PDM vai agora ser avaliada pela Comissão de Acompanhamento que reúne na próxima sexta-feira, a partir das 10H00. Depois do encontro, os responsáveis das várias entidades envolvidas terão um período para se pronunciar sobre o mesmo e dar uma decisão final. Depois desse parecer, o Plano Diretor Municipal entrará em discussão pública.