78782678_2557350977645682_2825189183335694336_o.jpg
Clubes Terra Justa celebram Direitos Humanos em Fafe

Os Clubes Terra Justa comemoraram,ontem, o 71º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, iniciando, assim, o seu ciclo de atividade com o assinalar desta data histórica.

Criado em Abril deste ano, no âmbito do Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, o Clube Terra Justa procura juntar a este debate associações e instituições de ensino do concelho. Este é um protejo que pretende envolver os jovens na discussão sobre as Causas e Valores da nossa sociedade, motivando-os para uma reflexão mais profunda, através de atividades e iniciativas em contexto escolar.

Hoje, e como forma de assinalar esta data, os alunos realizaram, na Biblioteca Municipal, uma Exposição onde retratam a importância dos Direitos Humanos na vida quotidiana e a necessidade de fazer ainda mais pela promoção dos mesmos. Na Escola Secundária, os alunos juntaram-se para um fotografia simbólica.

As atividades de comemoração não se ficaram por aqui. No Café com Letras, foi promovido um Quiz que alertou a comunidade, sensibilizando-a para o que ainda é preciso fazer na promoção e proteção dos Direitos do Homem. As questões apelaram a uma reflexão conjunta sobre a importância da Declaração Universal, adotada pela Organização das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948 e que delineia os Direitos Básicos à vida humana.

Nesta atividade, envolveram-se os Agrupamentos de Escolas Professor Carlos Teixeira, de Fafe e Montelongo, bem como a Escola Profissional de Fafe.

Pompeu Martins, Vereador da Educação do Município de Fafe, revelou na ocasião que "esta iniciativa de criação dos Clubes Terra Justa proporcionarão, ao longo de ano, a participação dos alunos, professores e movimento associativo naquele que é o espírito do nosso Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade. Desta forma, damos mais um passo, há muito desejado, de fazer com que este evento fosse sentido e participado pelos nossos conterrâneos, não só em Abril, mas ao longo de todo o ano."