a.jpg
Câmara de Fafe celebra protocolo de colaboração com Fundação AEP

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou, esta manhã, em nome do Município, um protocolo de colaboração com a Fundação AEP - Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, tendo em vista o estreitamento de relações institucionais e implementação de ações conjuntas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho. O acordo estabelece os princípios de apoio às empresas locais, criação de valor social e económico e definição de estratégia colaborativa no âmbito da Rede Global da Diáspora, enquanto plataforma para a afirmação do tecido económico português no mundo.

Sublinhando a importância da diplomacia económica, em que está empenhado, Antero Barbosa destacou que “esta parceria com a Fundação AEP insere-se na estratégia do Município que visa incrementar a notoriedade económica e empresarial do concelho, posicionando o sistema empresarial fafense junto dos empresários e investidores da diáspora, num contexto de forte exposição à competição global.”

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou ainda, entre outras matérias, o investimento estratégico municipal na duplicação das áreas de acolhimento empresarial, a disponibilidade de terrenos para a fixação industrial e as vantagens diferenciadoras e competitivas de Fafe, designadamente, em matéria de acessibilidades, centralidade regional e qualidade de vida.

Por seu turno, o presidente da Fundação AEP, Luís Miguel Ribeiro, sublinhou que “a Fundação AEP faz parte de um grupo maior que tem participação em varias entidades e, por isso, a nossa colaboração vai muito além deste protocolo. Mapeamos todos os parques empresariais do Norte, o que nos confere uma vantagem para fixação de empresas. A par disso, temos investido na qualificação, capacitação, promoção de ações de ativação para fortalecer relações na rede global da diáspora, captação de investimento e missões empresariais internacionais.”

No momento, esteve também presente Miguel Duarte Pinto, Vogal da Fundação AEP, Paulo Dinis, Diretor Executivo da Fundação AEP, Paula Ramos Nogueira, Vereadora com o pelouro das Relações Internacionais e Geminações, Marta Gonçalves, Vereadora do Ambiente e Energia, e Filipe Teixeira, assessor da Presidência para o desenvolvimento económico, .

A Fundação AEP é uma entidade associativa empresarial que pretende conceder uma resposta do sector empresarial às necessidades de criação de emprego, de inovação, de crescimento e de desenvolvimento económico, e que procura, junto dos municípios com estratégia amigável para o investimento, como é o caso de Fafe, o estabelecimento de parcerias sólidas e duradouras.