Câmara de Fafe avança com iniciativa de bike sharing

O Executivo Municipal, reunido esta manhã, aprovou o Regulamento Municipal do Sistema de Partilha de Bicicletas que prevê a criação e desenvolvimento de um sistema de bicicletas públicas partilhadas (bike sharing), com o intuito de valorizar a rede de mobilidade da cidade, através de um serviço complementar, potenciando o uso da bicicleta para lá do desporto ou do lazer.

O Município adquiriu 30 bicicletas (25 convencionais e 5 elétricas) e vai instalar quatro zonas de parqueamento (docas), com capacidade para 10 bicicletas cada, distribuídos de forma estratégica por toda a cidade: parque de estacionamento junto à EB 2.3 de Montelongo, Praça 25 de Abril, Central de Camionagem e Escola Secundária de Fafe.

As bicicletas são acessíveis a todos, através de uma plataforma online, e adaptadas a um sistema de ancoragem com um dispositivo anti-vandalismo.

Entre os assuntos da ordem do dia, foi aprovado o calendário das reuniões de Câmara para 2022, que prevê a realização das sessões à segunda-feira, quinzenalmente, e o Código de Conduta do Município de Fafe. Por unanimidade, foi aprovado um conjunto de apoios de âmbito cultural. A Associação da Orquestra de Música de Fafe e a Orquestra ORFF do Grupo Nun’Álvares receberão um apoio na ordem dos 6 000 euros cada. Estes apoios revestem-se de especial importância, no período de pandemia que atravessamos, garantindo, assim, o normal desenvolvimento de todas as atividades na formação musical dos jovens.

O Executivo Municipal aprovou uma proposta de Protocolo de Cooperação que estabelece as Medidas de Apoio à Educação Inclusiva a vigorar durante as interrupções escolares e a celebrar entre a CERFIFAF, Cruz Vermelha e o Município de Fafe. Este Protocolo visa estabelecer as medidas necessárias para assegurar apoios aos alunos que frequentam a escola pública, designadamente alunos da Escola Secundária de Fafe, que estão condicionados ao nível da saúde, nas funções de mobilidade, nos domínios sensório-motor, cognitivo ou psicológico, os quais, por força das limitações de capacidade e restrições de participação, carecem de apoios constantes nas tarefas diárias especificas.

Da agenda da reunião constou ainda a aprovação da proposta de abertura de concurso por classificação para atribuição de 70 Fogos de Habitação Social em Regime de Arrendamento Apoiado no Bairro da Cumieira. Referindo-se ao tema Antero Barbosa, Presidente da Câmara, afirmou que “o Município de Fafe tem procurado, através de diferentes medidas, resolver ou atenuar as problemáticas atinentes à pobreza e exclusão social, promovendo a inclusão por via do realojamento da famílias carenciadas, cumprindo assim um direito fundamental à habitação , condições de dignificação do ser humano e valorização da qualidade de vida da população.”

Foi aprovado ainda o Plano de Gestão Previsional 2022 da Empresa Municipal ‘Águas de Fafe.’

Os assuntos da ordem do dia integravam também processos ligados obras particulares. Todos estes pontos foram aprovados por unanimidade.

Antes da ordem do dia, o Executivo Municipal de Fafe felicitou a jovem atleta Mara Peixoto pela participação na Taça do Mundo de Kempo, Pedro Moura por se ter sagrado campeão nacional de Men's Physique 0% e a nadadora Diana Durães que alcançou o estatuto de campeã nacional nos 400, 800 e 1500 metros livres em piscina curta.

O piloto Carlos Vieira, que se sagrou campeão da Porshe GT3 Cup Portugal, mereceu também uma palavra de louvor que se estendeu igualmente a Marco Correia, Vice Campeão Nacional de Enduro na categoria Open 1, à atleta Ana Fernandes, campeã nacional do 25º Campeonato Nacional de Kempo, e a Vitória Soares que se sagrou vice campeã.

Também os jovens fafenses Beatriz Lopes e João Sousa mereceram o reconhecimento do Executivo. A jovem pela participação num concurso de talentos, The Voice, e João Sousa pelo primeiro lugar no escalão juvenil do XI Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas.

A Vereadora Paula Nogueira aproveitou também o momento para endereçar uma mensagem de apreço ao Grupo Nun’Álvares pela boa organização da Taça de Portugal em Patinagem Artística.

Fotografia: FafeTV