cmf.jpg
Câmara de Fafe aprova Relatório e Contas do Município

A Câmara Municipal de Fafe, em reunião extraordinária realizada hoje, aprovou, sem votos contra, o Relatório e Contas do Município de Fafe relativo ao ano de 2018.

Salientamos uma taxa de execução orçamental da receita de 94 % e da despesa de mais de 89 %. Em 2018, as despesas de investimento ascenderam a 7,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Isto em consequência do início das obras mais significativas que temos em curso, das quais destacamos a requalificação do Bairro da Cumieira, da Escola Secundária de Fafe, da Escola Professor Carlos Teixeira e do Nó de Arões.

Na estrutura da receita, realçamos o contributo de cerca de 3 milhões de euros de fundos comunitários.

Sublinhamos ainda o forte apoio às Freguesias com a transferência na ordem dos 4 milhões de euros, às Instituições com cerca de 3,9 milhões de euros e às Famílias no valor total de 1 milhão de euros.

Realçamos também que este Relatório e Contas demonstra uma situação financeira saudável e equilibrada, com uma dívida a fornecedores diminuta, na ordem dos 104 mil euros e uma grande capacidade de endividamento. Para além disso, verifica-se um elevado grau de independência do Município perante os seus credores, avaliado pelo rácio de solvabilidade que, em 2018, foi de 1265.7, o qual demonstra o reduzido peso do passivo relativo aos fundos próprios.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, congratula-se por este feito e declara que “iremos continuar a trabalhar em conjunto com as freguesias e com as coletividade e instituições do nosso concelho, manteremos os apoios sociais às famílias com maiores dificuldades, e continuaremos a promover o desenvolvimento harmonioso do nosso Município, bem como a criar condições para a atração de investimento, mantendo as contas certas e equilibradas.”