123.jpg
Câmara de Fafe aprova minutas de contratação de empréstimos para construção da Zona Industrial de Regadas e criação da Loja de Cidadão

No seguimento de deliberações anteriores, a Câmara Municipal, na sua reunião de 13 de novembro, aprovou, com duas abstenções dos vereadores do PSD, a minuta de contrato do empréstimo, no valor de 2 milhões de euros, para a fase inicial da construção da Zona Industrial de Regadas. Esta área empresarial representa um forte compromisso do Executivo com o investimento produtivo e com a revitalização do tecido empresarial do concelho.

Foi também aprovada, por maioria, com dois votos contra do PSD, a minuta de contrato do empréstimo, no mesmo valor, para a criação da Loja de Cidadão, um espaço que vai permitir agilizar um conjunto de serviços de entidades públicas e privadas que facilitarão o acesso de pessoas e empresas aos balcões do Estado.

A Câmara aprovou a adjudicação de fornecimento de energia elétrica a diversas entidades, assim como a revisão final de preços no âmbito da obra de requalificação das Ruas Soares Veloso, António Cândido, João Crisóstomo, Professor Oliveira Frade e Guerra Junqueiro.

Por proposta do Presidente da Câmara, 18 empresas de Fafe distinguidas como PME de Excelência 2022 viram reconhecido o seu mérito empresarial tendo a Câmara aprovado, por unanimidade, um voto de louvor coletivo. Em dois anos o número de empresas fafense distinguidas como PME Excelência duplicou passando de 9 a 18, o que demonstra a vitalidade do tecido empresarial local. As empresas de Fafe distinguidas com este galardão, atribuído pelo IPAMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento e pelo Turismo de Portugal são: a A.R.G.S. - Construções, Unipessoal, Lda.Ansiltrans, Lda.; Ansiltrans, Lda.; Cadeinor - Mobiliários de Escritório Integrado, Lda.; Cartonagem Alves, Lda.; Elmate - Malhas e Confecções, Lda.; Fafefarma - Farmácia, S.A.; Farmácia Ferreira Leite, Unipessoal, Lda.; Farmácia Sousa Alves, Lda. Gravotextil - Sociedade de Acabamentos Têxteis, S.A.; Ideias Preciosas - Alumínios, Lda.; M Look Confecções, Lda.; M. Martins & Martins, Lda.; Marinho Oliveira, S.A.; Momentopadrão,; Unipessoal, Lda.; Oberndorfer, S.A.; Tecniagrela, Lda.;Turbotest, Lda.; Workview - Prestação de Serviços de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, Unipessoal, Lda.

A Câmara aprovou por unanimidade um voto de felicitação a Roberto Alves, um fafense emigrado nos Estados Unidos da América que acaba de ser eleito mayor da cidade de Danbury, no Estado Norte Americano de Conecticut.

Também a Academia de Música José Atalaya recebeu um voto de felicitações pela comemoração do se 25º aniversário de existência. Entre outros assuntos foi ratificado o regulamento do prémio municipal A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, e aprovado um apoio à ARPIFAFE. Os vereadores tomaram conhecimento da comunicação do Ministro da Administração Interna relativa à atividade de prevenção das chuvas e de assuntos relativos a obras particulares e processos de apoio social.

Outras deliberações

No período antes da ordem do dia, foram felicitados os atletas Maria Costa, do Operário Futebol Clube de Antime, pela nova convocatória à Seleção Nacional de sub-15 de futebol feminino, reconhecido o sucesso no desempenho de Jorge Marques, no automobilismo, e dos atletas do Centro Budo de Fafe, João Neiva e Leonardo Pereira no karaté. Na patinagem artística, foi dirigida felicitação à atleta Maria Rita do Grupo Nun’Álvares, que se sagrou bi-campeã da Taça da Europa de solo dance e iniciados, e à equipa do GNA que se sagrou campeã da Taça Esperança. Ricardo Fernandes foi felicitado pela subida ao cume do Yala Peka. Finalmente, foi prestada informação à Câmara sobre a atribuição de certificação como entidades formadoras pela Associação de Futebol de Braga às escolas de formação da Associação Desportiva de Fafe, do Arões Sport Clube e do Grupo Nun’Álvares.