reuniao-camara.jpg
Câmara aprova, por unanimidade, tomada de posição relativamente à guerra na Ucrânia e Plano de Apoio Humanitário do Ave à Ucrânia.

Na reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, dia 7 de março, foi aprovada por unanimidade uma tomada de posição relativamente à guerra na Ucrânia, em oposição à invasão desse país por parte da Rússia, que constitui um atentado ao direito internacional e uma tragédia humanitária de repercussões imprevisíveis, com a Câmara Municipal de Fafe a manifestar a sua total solidariedade com o povo ucraniano, associando-se à tomada de posição anunciada pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Ave (CIM do Ave), no dia 3 de março, na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade.

Na sequência desta posição foi dado conhecimento do Plano Humanitário do Ave à Ucrânia, que pretende implementar, à escala intermunicipal, uma concertação institucional e união de esforços entre os oito municípios, entidades públicas e privadas e a sociedade civil, no sentido de assistir na provisão de ajuda humanitária à Ucrânia, e de forma a que o apoio humanitário seja devidamente planeado, articulado, efetivo, eficaz e que vá ao encontro das reais necessidades do povo ucraniano.

Ainda na ordem do dia, foi dado conhecimento à Câmara o Protocolo de Cooperação entre o Município de Fafe e a Altice. Na sequência deste protocolo, Fafe irá passar a dispor de nove novas estações base, permitindo a melhoria da qualidade e cobertura do serviço móvel a 99,6% da população. As novas antenas situam-se nas freguesias de Antime e Silvares, Golães, Medelo, Agrela e Serafão, Vinhós, Regadas, Monte e Queimadela, Rei e Várzea Cova e Ardegão, Arnozela e Seidões. No âmbito deste investimento, encontra-se também previsto, até final deste ano, o aumento para 95% da percentagem de população com acesso a fibra ótica.

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio no valor de 150 000.00€, à Demoporto, pela organização do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas e pela inscrição desta que é a 35ª edição deste rali, no Campeonato Europeu de Ralis.

Aprovou-se, ainda a minuta do Protocolo de Cooperação entre o Município de Fafe e a Associação de Ciclismo do Minho, o qual estabelece a transferência, pelo Município, do valor de 10000€ e o compromisso assumido pela Associação de Ciclismo de desenvolver várias competições de ciclismo no concelho de Fafe.

Tendo sido apresentado e justificado o novo Regulamento de Apoio a Entidades/Organismos Legalmente Existentes e a Atividades de Interesse Municipal, este foi aprovado por unanimidade. Na sequência desta aprovação este novo documento regulamentar será enviado para consulta pública.

Foi, igualmente, aprovada, por unanimidade, a minuta do Contrato Interadministrativo, a estabelecer com a Junta de Freguesia de Fafe, sobre o Cemitério Municipal de Fafe. Este documento fixará uma contrapartida financeira de 45000€ a favor da Junta de Freguesia de Fafe, que assim garantirá o regular funcionamento, manutenção e limpeza do cemitério.

Por fim, foi aprovado por unanimidade a proposta de Protocolo de Doação da Coleção do Jornal o Povo de Fafe ao município, tendo sido reconhecido o valor patrimonial, histórico e cultural da coleção.

Antes da ordem do dia, foi aprovado por unanimidade um voto de louvor ao futsal feminino do Grupo Nun’Álvares, reconhecendo o trabalho, o talento e a organização demonstrados na conquista do seu primeiro título de âmbito nacional, a Taça da Liga, frente ao Benfica.

Foram também dados destaques às seguintes prestações individuais no desporto: da nadadora Diana Durães, no FFN Golden Tour 2022 Meeting Open de La Mediterranée, Marselha, com a conquista de uma medalha de bronze nos 800m livres, do elemento da equipa de Futsal Masculino do Grupo Nun’Álvares, Sérginho, pela sua convocatória para a seleção sub-19, para a fase de qualificação do Campeonato Europeu da modalidade. Quanto a destaques na área da cultura, fez-se uma referência à soprano Nataliya Stepanska, ucraniana a viver em Fafe, pelo seu desempenho no Programa Got Talent Portugal da RTP.

Igualmente e na sequência de um voto de recomendação da Comissão Municipal de Proteção Civil, reunida a 4 de março, foi aprovado por unanimidade um Voto de Louvor a todas as entidades e agentes da Proteção Civil Municipal que participaram, em diferentes graus de envolvimento e durante os últimos dois anos, na luta contra a pandemia por Covid-19.

E finalmente, neste período da reunião, em reconhecimento do seu contributo para a afirmação das belas artes e da cultura, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pela morte recente da artista plástica fafense Lourdes Magalhães.